Carnaval

CARNAVAL: Com queda nos estoques, Ministério da Saúde faz apelo por doações de sangue
 

LOC/REPÓRTER: Com a chegada do carnaval, os estoques dos hemocentros do país caem, em média, 25%. Muitas pessoas viajam e a demanda por transfusões nos hospitais aumenta por causa das vítimas de acidentes de trânsito ou de violências. De acordo com o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, a situação é ainda mais preocupante devido a proximidade do período com o verão.  

TEC/SONORA: coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez 

"A gente já vem do verão, que o verão também as pessoas entram em férias, vão viajar. Existe uma diminuição significativa maior de 20, 25% do número de doadores durante essa época. Culmina com o carnaval em que a gente tem um pico de consumo por causa da violência, dos acidentes, do uso de álcool." 

LOC/REPÓRTER: Por isso, o coordenador-geral de Sangue do Ministério da Saúde faz um apelo para que a população não deixe de doar sangue antes do carnaval.  

TEC/SONORA: coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez 

"É muito importante as pessoas que já são doadoras, que estão em tempo de doação que vão ao hemocentro para fazer sua doação de sangue. E as pessoas que não doaram ainda que o façam da primeira vez porque o nível de fidelização de doadores de sangue no Brasil é muito alto, então o medo hoje já não justifica mais a não doar sangue. Então, eu conclamo a todas as pessoas a fazer esse gesto de relevância para a sociedade, embora não costuma aparecer depois como um herói conhecido, é um herói anônimo." 

LOC/REPÓRTER: Para doar sangue, é preciso que a pessoa tenha hábitos de vida saudáveis, tenha entre dezoito e sessenta e cinco anos e não esteja tomando medicamentos.  

Reportagem, Amanda Mendes 

 

Produção da Web Rádio Saúde/Agência Saúde - Ascom/MS
Confira a programação ao vivo, notícias e podcasts da Web Rádio Saúde

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar