Como se prevenir contra a meningite?

Difícil encontrar quem estranhe a doença. Até as crianças em idade escolar estão acostumadas a ouvir falar da meningite, mal que foi a causa da internação da cantora Ivete Sangalo nessa semana. Mas a familiaridade com o problema não se traduz em experiência para lidar com ele ou na certeza quanto à adoção dos melhores cuidados preventivos. "Muitas vezes, a mengetite  é ignorada quando os sintomas ainda estão no estágio inicial. Com isso, aumentam os riscos de sequelas", afirma o infectologista Ralcyon Teixeira, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

Cegueira, surdez e perda de olfato são algumas das consequências possíveis da meningite, mas existem muitas outras, já que o problema está relacionado ao sistema nervoso. "Os agentes causadores da meningite provocam a inflamação da meninge, ou seja, das membranas que revestem o sistema nervoso, desde a cabeça até base da coluna", explica o médico. A morte ocorre nos casos mais graves, em que o paciente não resiste às agressões. O teste abaixo ajuda você a ficar por dentro dos principais sintomas e das formas de contágio da doença, facilitando o diagnóstico precoce por parte dos especialistas.

Materia Completa http://www.minhavida.com.br/conteudo/13893-voce-sabe-se-prevenir-contra-meningite.htm?utm_source=news_mv&utm_medium=saude&utm_campaign=293688

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar