Colesterol: o que você precisa saber

O colesterol é um composto gorduroso encontrado em todas as células do corpo. Seu corpo necessita de um pouco de colesterol para fazer hormônios, sintetizar vitamina D e para formar substâncias que te ajudam a digerir comida. 

E você sabia que o seu organismo produz todo o colesterol que precisa? Apesar disso, o colesterol também é encontrado em comidas de origem animal, como gema de ovo, carne e queijo.

E é aí que mora o perigo. Quando alguém possui muito colesterol no sangue, pode combinar com outras substâncias no sangue para formar uma placa. Essas placas, conhecidas como placas de ateroma, se agregam às paredes das suas artérias, gerando a aterosclerose e podem causar a doença coronária.

Os tipos de colesterol

O que é chamado de colesterol, na verdade, é a soma de diferentes tipos de colesterol. Eles são o HDL, LDL, e VLDL, as lipoproteínas. São a combinação de gordura (lipídio) e de proteína. Essas lipoproteínas precisam estar juntas às proteínas para que elas possam se mover pelo sangue. Confira especificamente o que cada uma faz:

  • HDL (high-density lipoprotein) é abreviação de lipoproteína de alta densidade. É referenciada como colesterol bom, porque carrega o colesterol de outras partes do corpo de volta ao fígado para ser removido do corpo.

  • LDL (low-density lipoprotein) é abreviação de lipoproteína de baixa densidade. É o colesterol “ruim”, porque seus altos níveis levam à formação de placas nas artérias.

  • VLDL significa lipoproteína com muita baixa densidade. Pode ser considerada como colesterol ruim, porque contribui também para formação de placas nas artérias. Porém, VLDL é diferente de LDL, pois o primeiro carrega principalmente triglicérides e LDL carrega colesterol.

O que causa o colesterol alto?

A causa mais comum do aumento do colesterol é um estilo de vida não saudável, que incluem:

  • Hábitos alimentares ruins, como se alimentar de muita gordura. Um tipo de gordura é a saturada, encontrada em carnes, chocolate, comida processada e frita. Outro tipo é a gordura trans, encontrada em alimentos processados e fritos. Comer esses tipos de alimentos pode aumentar o LDL (colesterol ruim).

  • Falta de atividade física, como ficar muito tempo sentado(a) e fazer pouco exercício. Esse hábito abaixa o HDL (colesterol bom).

  • Fumar abaixa o HDL, especialmente em mulheres.

O fator genético e algumas medicações também podem causar colesterol alto.

O que pode aumentar o risco de aumentar o colesterol?

  • Idade: seu nível de colesterol tende a aumentar conforme você envelhece. Apesar disso, é possível que crianças e jovens tenham colesterol alto;

  • Peso: estar acima do peso pode aumentar o colesterol.

Quais tipos de problemas de saúde colesterol alto causa?

Se você possui bastante depósito de placas nas suas artérias, elas podem se partir e causar um coágulo, condição perigosa que pode levar à angina ou um ataque cardíaco.

Como o colesterol alto é diagnosticado?

Geralmente, não há manifestação de sinais ou sintomas. É feito um teste sanguíneo para medir o nível de colesterol. 

Quando fazer esse teste?

  • Para pessoas com menos de 18 anos: crianças devem ser testadas a cada cinco anos. E, caso na família tenham casos de colesterol alto, o intervalo é menor.

  • Pessoas com mais de 18 anos: jovens adultos fazem o exame sanguíneo a cada cinco anos. Homens de 45-65 anos e mulheres de 55-65 anos devem fazer o exame todo ano.

Como controlar os níveis de colesterol?

Você pode abaixar os níveis de colesterol por meio de mudanças no estilo de vida, que incluem:

  • Junto a um especialista nutricionista, planejar uma dieta;

  • Manter o peso adequado;

  • Praticar exercícios regularmente.

Se você possui colesterol, procure por um(a) médico(a) endocrinologista para fazer o acompanhamento e tratamento mais adequados para seu caso. Consulte anualmente esse(a) especialista para monitorar os níveis de colesterol e cuidar de sua saúde!

 

Dra. Regina Stela Roland Ortega

Otorrinolaringologista

CRM/SP 33487 / RQE 8904

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar