10 motivos para procurar um otorrino

O otorrino, ou otorrinolaringologista, é o médico especialista em lidar com o ouvido, nariz e garganta. A palavra ``otorrinolaringologia'', o nome da especialidade, vem dos termos gregos oto (ouvido), rhino (nariz) e laryn (garganta). 

Quando procurar um otorrino?

Agora que você já sabe o que significa a palavra otorrino e no que esse médico é especialista, pode se perguntar: quando devo ir ao otorrinolaringologista? 

Descubra a seguir 10 motivos que listamos para você saber quando deve marcar uma consulta. 

1. Quando você sentir que está com perda de audição

O otorrino diagnostica perda de audição e orienta o tratamento do paciente. Alguns procedimentos que ele faz incluem remoção de cera do ouvido, quando está obstruído.

Outros procedimentos cirúrgicos são realizados pelo otorrino para tratar a perda de audição, como estapedectomia, que consiste na remoção de um pequeno osso da orelha, substituindo-o por uma prótese que substitui o osso afetado.

2. Quando estiver com o sintoma de perda de equilíbrio

Alguns casos de perda de equilíbrio são causados por problemas dentro da orelha. O otorrino faz testes e exames para buscar as causas do problema e orientar o tratamento. 

3. Quando sofrer com alguma infecção de ouvido

Muitas das infecções de ouvido melhoram sozinhas depois de aproximadamente dois dias. Se não for o caso, ou seja, se a infecção persistir, o médico otorrino pode prescrever antibióticos para a infecção. Se algum fluido em seu ouvido médio estiver causando frequentes infecções de ouvido ou perda de audição, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.

4. Quando ouvir um zumbido 

Em 70% dos casos o barulho incômodo em apito, chiado ou panela de pressão é causado por algum problema auditivo e por isso é importante procurar um otorrinolaringologista para investigar a causa, além de prescrever o tratamento mais adequado.

5. Doenças do nariz e seios da face

O sintoma de perda de olfato pode ser resultado de uma série de problemas, como sinusite ou alergias. Sinusite é uma doença crônica que causa dificuldade para respirar pelo nariz. O médico especialista otorrino pode prescrever medicações para ajudar no quadro. Se o problema persistir, pode ser necessária a realização da cirurgia sinusal endoscópica funcional (CSEF).

6. Você tem frequentes infecções de ouvido ou de amídalas

As infecções de ouvido recorrentes (ou de repetição) são muito comuns em crianças, mas podem ser em adultos também. Geralmente, as causas são resultados diretos de alergias ou ações de bactérias, vírus ou fungos.

Já as amigdalites frequentes ocorrem porque as amígdalas podem se infectar com facilidade devido a sua função de serem receptoras de germes, vírus ou bactérias.

Ir ao otorrino é essencial nesses casos para prevenir e tratar essas infecções recorrentes.

7. Você perdeu a audição de repente

A perda auditiva, na maioria das vezes, ocorre com o envelhecimento do paciente. Em outros casos, pode ser também congênita. Mas se o sintoma é súbito é importante avaliar a causa o quanto antes pois pode ser desde uma simples cera até uma alteração na orelha interna.

8. Você sente rouquidão por mais de duas semanas

O sintoma de rouquidão prolongada, ou seja, quando dura mais de duas semanas, deve ser investigado. Pode significar alguma alteração na garganta ou suas estruturas e deve ser tratada pelo otorrino.

9. Está com tosse crônica

A tosse crônica pode causar a diminuição da qualidade de vida e requer uma avaliação global do paciente, levando em conta outras características. Pode indicar: tosse asmática, refluxo gastroesofágico, síndrome do gotejamento pós-nasal, tosse iatrogênica e outros.

10. Você percebeu um nódulo no pescoço

O popular caroço ou íngua é uma queixa frequente no consultório do otorrinolaringologista. O diagnóstico é baseado no exame físico e na história clínica do paciente.

Se você sentir algum dos sintomas citados anteriormente, procure um médico otorrino! Esse especialista vai te orientar no tratamento adequado que depende de cada caso. 

Você pode também prevenir doenças e problemas relacionados à face e ao pescoço indo ao otorrinolaringologista. Lembre-se: prevenir é sempre melhor do que remediar!

Conte com os profissionais da equipe da Clínica Regina Ortega. 

 

Dra. Regina Stela Roland Ortega

Otorrinolaringologista

CRM/SP 33487 / RQE 8904

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar