Causas do sangramento nasal

O sangramento nasal, também chamado de epistaxe, pode acontecer facilmente devido à proximidade da localização entre o nariz e os vasos de sangue da linha do nariz. A maioria dos sangramentos nasais podem ser resolvidos em casa, mas quando forem acompanhados por alguns outros sintomas, um médico otorrinolaringologista deve ser consultado.

De forma simples, um sangramento nasal é a perda de sangue do tecido que reveste internamente o nariz. O sangramento é um acontecimento comum, com certeza em algum momento de sua vida você já teve um, assim como a maioria das pessoas. 

O principal motivo que faz alguém ir a um médico devido a um sangramento nasal é quando ele é frequente, ou seja, ocorre repetidamente. Nesses casos, ele pode estar associado a outros problemas de saúde. 

Tipos de sangramento nasal

  • Sangramento nasal anterior: esse é o tipo mais comum e não indica nada grave. Começa na frente do nariz, na parte mais baixa da parede que separa os dois lados do nariz (septo). Os capilares e pequenos vasos sanguíneos  nessa área frontal do nariz são frágeis e podem facilmente se romper e sangrar. 

  • Sangramento nasal posterior: ocorre no interior do nariz, porém, mais no fundo. É causado por um sangramento em algum vaso sanguíneo  maior, localizado na parte de trás do nariz, perto da garganta. Esse tipo de sangramento pode ser mais sério e resulta em sangramento em maior escala.

Causas do sangramento nasal

Um sangramento do nariz é multifatorial, ou seja, está relacionado a várias causas. Conheça as mais comuns:

  • Ar seco: a falta de umidade no ar, junto ao calor e mudanças climáticas, impactam diretamente na mucosa nasal (um tecido delicado dentro do nariz), que fica seca e se torna quebradiça e mais propensa a sangrar quando tocada ou esfregada.

  • Resfriados e sinusites: devido ao movimento de assoar o nariz constantemente, essas condições levam ao sangramento nasal.

  • Inserir objetos no nariz ou machucá-lo de outra forma também é capaz de causar um sangramento nasal.

  • Algumas medicações que afinam o sangue, como aspirina e anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) são gatilhos para um sangramento.

  • Inalar substâncias químicas irritantes presentes em alguns produtos de limpeza são também prejudiciais ao nariz. 

  • Uso frequente de sprays nasais e outros medicamentos que tratam coceira e irritação no nariz, como anti-histamínicos e descongestionantes, podem secar as mucosas do nariz. 

Outras causas do sangramento nasal podem estar relacionadas à:

  • Desvio de septo;

  • Abuso do álcool;

  • Pressão alta;

  • Tumor nasal;

  • Gravidez;

  • Leucemia.

Como interromper um sangramento nasal

Se você tiver que lidar com um sangramento nasal, a melhor maneira de fazer isso é sentar-se com postura ereta e a cabeça levemente inclinada para frente, a fim de impedir que o sangue vá para a garganta. 

Enquanto isso, respire pela boca e tampe o nariz com o dedo indicador e polegar. Fique nessa posição durante uns cinco minutos e depois cheque se o sangramento parou. Use um lenço de papel ou toalha para não se sujar de sangue.

Tenha cuidado nos próximos dias para não mexer no nariz nem assolá-lo com brutalidade.

Caso o sangramento nasal não seja contido após aproximadamente 20 minutos, é preciso ir a um atendimento de emergência ou ligar para seu médico de confiança. 

Tratamento do sangramento nasal

A conduta referente ao tratamento de um sangramento nasal depende da intensidade dos sintomas e do diagnóstico das causas subjacentes. 

Para receber orientações especializadas de como lidar com a situação, é preciso consultar um otorrinolaringologista.

A Clínica Regina Ortega está pronta para te receber e cuidar de você com profissionalismo e excelência. Agende uma consulta com nossa equipe!

 

Dra. Regina Stela Roland Ortega

Otorrinolaringologista

CRM/SP 33487 / RQE 8904

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar