Para que servem os testes alérgicos?

Os testes alérgicos, ou testes de alergias, são o procedimento mais prático para diagnosticar um processo alérgico de um paciente. Eles podem ser feitos na forma de exame de sangue ou uma reação feita diretamente na pele.

Algumas pessoas vivem muitos anos com incômodos e desconfiam de alguma alergia, mas pode ser que nunca investiguem o que significa. Com os testes alérgicos, é possível descobrir as causas de alergias.

Uma reação alérgica ocorre quando o organismo reage além do normal a substâncias consideradas estranhas ao corpo, gerando um estímulo manifestado em espirros, vermelhidão na pele, mal-estar, lacrimejamento e até falta de ar.

Os testes de alergia, assim, são capazes de detectar a substância que está provocando a reação alérgica, ou seja, o alérgeno. 

Quais são os principais testes alérgicos

A causa mais comum de alergias são causadas por substâncias inaladas por pessoas, como a poeira, que normalmente contém os ácaros que são micro-organismos que geram hipersensibilidade na mucosa respiratória.. Os testes alérgicos determinam qual o alérgeno principal o paciente possui alergia. 

“Prick test” ou teste cutâneo de leitura imediata

Conhecido também como teste de puntura, trata-se de um exame que verifica alergias de dois tipos, tanto alimentares quanto respiratórias. 

Funciona da seguinte maneira: o paciente tem sua parte interna do antebraço limpa com álcool, e, em seguida, o profissional aplica algumas gotas de substâncias potencialmente alérgicas. No local de cada gota, são dadas leves picadas para que a substância entre em contato com a pele.

O resultado é observado de acordo com a reação da pele. Se o local tiver alguma elevação, coceira ou vermelhidão, o paciente testa positivo para alergia de determinada substância. 

Exame de sangue

Se o “prick test” for inconclusivo, o médico poderá solicitar um exame de sangue, realizado em laboratório para verificar a presença de anticorpos que são contra alérgenos específicos. 

O que os resultados dos testes alérgicos apontam

O resultados dos testes alérgicos vão especificar quais alergias o paciente possui, que podem variar em:

  • Alimentares: leite de vaca, clara de ovo, camarão, trigo;

  • Respiratórias ou inalatórias: pólen, mofo, ácaros, poeira, cão e gato.

Quando o teste de alergia é feito na pele, o resultado é visível a olho nu, logo após a aplicação na superfície da pele, aproximadamente 20 minutos depois. Na maioria das vezes, os sintomas são leves e vão embora algumas horas depois do teste. 

Como se preparar para o teste cutâneo

Antes de realizar o teste, o médico questionará sobre os hábitos de vida, histórico familiar e mais. Alguns medicamentos podem interferir no resultado, por isso, devem ser descontinuados. 

Testes alérgicos: o que acontece depois 

Uma vez que o médico determina quais os alérgenos estão causando os sintomas no paciente, ele irá orientar qual o próximo passo a ser tomado. Existem medicamentos que aliviam os sintomas e também vacinas que tratam a alergia.

As duas principais alergias respiratórias diagnosticadas são rinite e asma. A primeira, ou seja, rinite alérgica, causa inflamação das mucosas na cavidade nasal devido a partículas alérgenas no ar. 

Já a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas com sintomas mais graves, como falta de ar, chiado no peito e crise de tosse após algum esforço.

Quando fazer um teste de alergia

Alergias podem atrapalhar atividades do cotidiano de adultos e também de crianças. Quando alguém sofre com uma alergia, coisas simples como dormir, ir a escola ou ao trabalho e até mesmo comer passam a ser ações complicadas.

Sobre as doenças respiratórias, o teste costuma ser recomendado quando existem alterações na respiração e é necessário comprovação do que está causando o problema.

É importante prevenir problemas de saúde e tratar algum incômodo existente. Se você suspeita de alguma alergia, conte com a Clínica Regina Ortega para fazer o teste e te orientar no tratamento adequado.

 

Dra. Regina Stela Roland Ortega

Otorrinolaringologista

CRM/SP 33487 / RQE 8904

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar