Previna o diabetes

Como fazer a prevenção do diabetes tipo 2? A doença atinge muitos brasileiros e está ligada principalmente a fatores como sobrepeso, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados. 

O diabetes tipo 2 afeta a produção ou utilização da insulina no corpo, hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil é o 4º país com maior número de casos de diabetes no mundo. Estima-se que 13 milhões de brasileiros convivam com a doença.

O tratamento do diabetes aliado a hábitos de vida saudáveis e monitoramento da glicemia, garante boa qualidade de vida. Em alguns casos, é prescrita medicação oral ou insulina. 

Passos para prevenção do diabetes

Para evitar que o diabetes se desenvolva, é possível tomar alguns cuidados para preveni-lo. Confira algumas orientações a seguir.

Atente-se ao alto índice glicêmico do que você come

O índice glicêmico (IG) é um valor dado a alimentos com base na velocidade que os níveis de glicose aumentam no sangue após sua ingestão. Em outras palavras, mede qual o potencial que algum alimento tem de elevar a glicemia. 

Confira a seguir alimentos com alto índice glicêmico que você deve evitar para prevenir a diabetes:

  • Alimentos com farinha branca;

  • Açúcar refinado;

  • Arroz branco;

  • Bolacha recheada;

  • Refrigerante.

Já alimentos com baixo IG e que fazem com que a glicemia seja controlada por mais tempo, são:

  • Aveia;

  • Cereais integrais;

  • Legumes;

  • Leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico;

  • Frutas.

Foque em alimentos nutritivos 

Exemplos de alimentos nutritivos para você incluir com regularidade em sua alimentação são carboidratos fibrosos, como legumes. Sementes comestíveis oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas  são proteínas vegetais que carregam fibras e gorduras insaturadas e também são ótimas opções. 

Adote um estilo de vida saudável

Apesar de não ser uma grande novidade, comer bem e fazer exercício físico só traz benefícios ao corpo. 

Quanto à prevenção do diabetes, não é diferente, a atividade física regular ajuda a controlar o peso e aumenta a sensibilidade dos tecidos à insulina, auxiliando no controle dos níveis de glicose no sangue.

Evitar o uso de tabaco e consumo de álcool contribuem também para prevenção do diabetes.

Fatores de risco para diabetes

Alguns fatores de risco da diabetes não são possíveis de evitar, como, por exemplo, a herança genética. Outros são fatores para ficar de olho e monitorá-los. 

Peso

Quanto mais tecido adiposo um corpo possui, ou seja, gordura, mais resistentes às células são à insulina. Por isso é importante estar atento ao seu peso e monitorá-lo. 

Distribuição de gordura

Algumas pessoas possuem fisionomia que facilitam o acúmulo de gordura no abdômen, por isso, o risco de diabetes tipo 2 é maior. Homens com cintura maior que 102 cm e mulheres com cintura maior que 88 cm devem ficar atentos.

Histórico familiar

Se alguém em sua família já é diagnosticado com diabetes tipo 2, os riscos para o desenvolvimento da doença aumentam, principalmente se for o caso dos pais ou irmãos. Contudo, isso não quer dizer necessariamente que você vai desenvolver a diabetes.

Você possui algum dos fatores de risco citados? Se sim, a prevenção é seu aliado. Previna o diabetes, consulte seu médico endocrinologista de confiança regularmente. Esse especialista faz o diagnóstico e tratamento completo da doença.

A Clínica Regina Ortega está pronta para te atender com muito profissionalismo e cuidado! Conte com a gente.

 

Dra. Regina Stela Roland Ortega

Otorrinolaringologista

CRM/SP 33487 / RQE 8904

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar