Conheça as alergias que o otorrino trata

O médico otorrino é responsável por tratar alergias, principalmente as respiratórias. Elas são causadas por algumas substâncias alérgenas que induzem uma reação alérgica em pessoas suscetíveis. 

A boa notícia é que essas alergias possuem tratamento! Confira a seguir os principais tipos, como evitá-las e como é feito o tratamento com o médico otorrino.

Principais tipos de alergias tratadas pelo otorrino

Toda vez que uma pessoa sensível aos alérgenos entra em contato com tais substâncias, seu sistema imunológico pode desenvolver o anticorpo IgE que, quando sensibilizado, responde com a formação de um quadro alérgico. 

Conheça a seguir os principais tipos de alergias, que são especificadas pelos alérgenos responsáveis por causá-las e como o médico otorrino as trata.

Alergias a ácaros

Apesar de serem pequenos animais microscópicos invisíveis ao olho humano, os ácaros podem provocar reações alérgicas nas pessoas, inclusive no sistema respiratório. 

Os ácaros estão presentes na maioria do pó no interior de ambientes, por isso, para quem possui alergias a eles, é difícil evitar o tempo todo. A alergia resulta em sintomas respiratórios de asma, rinite e até conjuntivite.

Como evitar: algumas recomendações são valiosas para quem sofre com alergias a ácaros, principalmente quando há crianças em casa. Confira:

  • Lave as roupas de cama e banho toda semana;

  • Ao invés de varrer a casa, que levanta poeira e deixa as partículas de pó no ar, passe um pano úmido no chão;

  • Se possível, adquira cobertores com tecnologia antiácaro.

  • Consulte regularmente um otorrino para fazer um acompanhamento de sua alergia.

Alergia ao pólen

A alergia ao pólen é muito comum e se manifesta principalmente durante a estação da primavera (no Brasil, de 22 de setembro a 21 de dezembro). É uma substância que algumas árvores e flores dispersam no ar, causando tosse seca, coceira nos olhos, garganta e nariz.

Como evitar: para evitar uma reação alérgica quando em contato com o pólen, é recomendado:

  • Uso de óculos de sol quando estiver ao ar livre para evitar contato com os olhos, principalmente em parques, bosques e jardins;

  • Manter as janelas de sua casa ou apartamento fechadas - se seu andar for próximo ao térreo - em momentos que o pólen se dispersa, principalmente quando há vento;

  • Evitar frequentar jardins e locais com muito vento por muito tempo.

Alergias a fungos

Os fungos estão presentes em locais abertos e fechados, como armários, porões e sótãos. Se o ambiente for úmido, o fungo tem mais chances de estar no ambiente.

Pessoas que têm alergia a fungos reagem com espirros, coceira, coriza e lacrimejamento.

Como evitar: a melhor forma de evitar uma reação alérgica é evitar o contato com o fungo. 

  • Evite ambientes com folhas secas e construções;

  • Se sua casa possuir infiltrações, o ideal é repará-las;

  • Os fungos podem passar despercebidos debaixo de carpetes, latas de lixo, ar condicionado e geladeira. Cheque sempre esses locais.

Alergias a animais

Cães e gatos, principalmente, podem desencadear uma reação alérgica em algumas pessoas, gerando espirros e coriza.

Quem ama animais e tem bichos domésticos e sofre com alergias pode conviver sem a reação alérgica se alguns cuidados forem tomados.

Como evitar: dê banho em seu pet pelo menos uma vez por semana e mantenha o animal longe do seu quarto ou cômodos mais frequentados. Limpe a casa pelo menos duas vezes por semana com um pano úmido e se utilizar um aspirador, dê preferência a um com filtro de água. Vá ao otorrino regularmente para se certificar de que sua alergia está sendo controlada!

Tratamento com o otorrino

Algumas doenças decorrentes de alergias respiratórias, como asma e rinite, são crônicas. Mesmo assim, elas possuem tratamento. 

O otorrino é o médico indicado para diagnosticar e tratar as alergias, e até mesmo prevenir outras reações.

Esse profissional vai prescrever medicamentos, como anti-histamínicos, caso necessário, e também indicar qual a melhor terapia a ser seguida.

Hoje, existe a opção de imunoterapia. Trata-se de uma vacina eficiente que trata a reação alérgica do paciente. 

Se você possui sintomas que indicam alergia, procure por um otorrinolaringologista para iniciar o tratamento adequado.

 

Dra. Regina Stela Roland Ortega

Otorrinolaringologista

CRM/SP 33487 / RQE 8904

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar