Como o otorrino ajuda na recuperação pós-covid

A recuperação do paciente pós-covid pode ser auxiliada pelo médico otorrino. Apesar de os estudos sobre o vírus serem recentes, sabe-se que é possível retomar uma boa condição de saúde, mesmo para quem teve sequelas. 

Leia nosso artigo a seguir para descobrir quais são as possíveis sequelas causadas pelo coronavírus e o que fazer durante a sua reabilitação.

Quais são as sequelas da covid?

As possíveis sequelas para quem foi infectado pelo coronavírus variam, inclusive de acordo com sua intensidade, mas geralmente são:

  • Falta de ar;

  • Fraqueza muscular;

  • Indisposição;

  • Perda de olfato e paladar.

No caso de pacientes que ficaram em estado grave na UTI, por terem sido submetidos a terapias de sedação, corticoides e antibióticos, sofrem com perda de massa e força muscular. Por isso, esses pacientes necessitam de oxigênio caso ainda exista uma dificuldade respiratória, e de alimentação enteral, mesmo após a internação. 

Otorrino na recuperação

A atuação do médico otorrino na recuperação promove melhoras à saúde do paciente, principalmente quanto a perda olfativa e de paladar. A perda de olfato é classificada de acordo com sua intensidade, sendo que quando há perda total é chamada de anosmia e quando a perda é parcial, é chamada de hiposmia.

Apesar de os estudos de tratamentos serem recentes, existem vários relatos quanto à recuperação das perdas. Uma delas é o treinamento olfativo que restaura a função em um curto período de tempo por meio de técnicas orientadas pelo otorrinolaringologista.

A proposta dessa técnica é fazer com que o paciente inale pelo menos quatro tipos de odores diferentes por dia. Podem ser óleos essenciais, como lavanda e eucalipto, ou também odores de objetos, flores e alimentos encontrados em casa, como café e mel. Esse treinamento de olfato busca estimular o sentido e ser eficaz no tratamento.

Os resultados positivos são explicados devido a parte interna do nariz, que contém os neurônios receptores que captam o cheiro que o paciente sente. Uma das capacidades do sistema olfativo é a sua capacidade de regeneração quando estimulado. Por isso é tão importante a orientação do otorrino aos pacientes que sofreram com essa perda.

Para o paladar, a recuperação pode ser um pouco mais complexa. Porém, o treinamento é semelhante ao do olfato, ou seja, consiste em diversificar o paladar para estimulá-lo. Para isso, o paciente deve treinar sua boca com gostos diversos - amargo, azedo, doce etc. 

Esses tratamentos podem ser feitos no conforto da casa do paciente em fase de recuperação. Não se sabe ainda qual o tempo da recuperação da perda de olfato e paladar, pois depende do tempo para recuperação total dos nervos.

Infelizmente, existem casos mais raros de pacientes que podem apresentar perdas permanentes, fazendo com que o paciente não sinta o sabor da comida e nem o cheiro de aromas. 

Outros cuidados na recuperação

O processo inflamatório causado pelo vírus, junto ao baixo consumo alimentar de pacientes que tiverem coronavírus grave, contribui para sequelas que elevam o tempo de recuperação. Por isso, a dieta deve ser ajustada e em alguns casos até suplementada com proteínas.

De qualquer forma, mesmo para pacientes que não sofreram sintomas tão desagradáveis causados pela covid, é fortemente indicado que procurem auxílio de um médico otorrino. A maioria dos sintomas é relacionado ao sistema respiratório, como tosse seca, dor de garganta e dor de cabeça e, assim, o médico otorrino pode dar orientações completas para restauração rápida da saúde. 

A Clínica Regina Ortega está de braços abertos para te receber! Nossos profissionais estão tomando todos os cuidados quanto à prevenção do coronavírus. Conte com a gente para cuidar da sua saúde e da de quem você mais ama.

 

Dra. Regina Stela Roland Ortega

Otorrinolaringologista

CRM/SP 33487 / RQE 8904

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar