Em que o médico otorrino é especialista?

O médico otorrino, abreviação de otorrinolaringologista, é o profissional especialista no ramo da medicina de otorrinolaringologia. Essa especialização cuida das áreas do nariz, seios da face, garganta, ouvidos e pescoço. A lista de habilitações desse especialista é tão extensa quanto seu nome!

A palavra otorrinolaringologista tem origem dos termos gregos ous, que significa ouvido, rhynós, referente a nariz e larynx, que é laringe. Ou seja, o otorrino cuida da cabeça e do pescoço como um todo e das funções das estruturas que estão presentes nessas localidades. Respiração, voz, cordas vocais e audição estão entre as funções avaliadas pelo especialista.

Conheça mais a seguir sobre o médico otorrino e o que ele trata.

Principais sintomas tratados pelo otorrino

  • Rouquidão;

  • Ronco;

  • Dor de ouvido;

  • Secreção no ouvido;

  • Dor de garganta;

  • Dor na face;

  • Dor de cabeça;

  • Dificuldade auditiva ou surdez;

  • Obstrução nasal;

  • Alergias respiratórias;

  • Tosse;

  • Tontura;

  • Zumbido no ouvido.

Doenças diagnosticadas pelo otorrino

Os sintomas citados anteriormente podem indicar alguma doença, e são também motivos para você procurar por esse especialista. Conheça um pouco a seguir sobre as principais doenças que ele trata.

Sinusite

A inflamação dos seios da mucosa dos seios da face se divide em dois tipos: sinusite aguda, quando os sintomas duram menos de 12 semanas; e sinusite crônica, quando os sintomas persistem por mais de 12 semanas.

As causas são agentes infecciosos, como bactérias e vírus e fatores alérgicos. O otorrino é o médico especialista que diagnostica da melhor maneira possível essa condição, por meio da avaliação clínica.

Como o otorrino trata: O tratamento consiste na prescrição de antibióticos e outros medicamentos.

Rinite

É o processo inflamatório da mucosa que reveste o nariz. Normalmente é causado por infecções por vírus, bactérias ou fungos e alergias. A obstrução nasal é o sintoma clássico da rinite, acompanhada por uma secreção fluída no nariz e espirros.

Como o otorrino trata: Geralmente, o tratamento é feito com uso de antihistamínicos (antialérgicos) além de investigação dos fatores que causam os sintomas para realização de tratamentos específicos (vacinas).

Surdez

À impossibilidade ou dificuldade de ouvir, é dado o nome de surdez. As causas envolvem fatores genéticos, perda auditiva por ruídos intensos durante longos períodos e problemas no ouvido interno.

Como o otorrino trata: Dependendo da causa, pode ser indicado uma limpeza nos ouvidos, aparelhos auditivos ou até correções cirúrgicas, sendo isso individualizado para cada paciente.

Labirintite

Labirintite é o nome popular que se dá aos transtornos do labirinto, inflamação do ouvido interno ou dos nervos que o ligam até o cérebro. Perda auditiva, tontura e vertigem são os principais sintomas. 

Como o otorrino trata: Pode ser feito com medicamentos anti-histamínicos, antieméticos, benzodiazepinas, antibióticos e antiinflamatórios, além de reabilitação vestibular, conforme orientação do médico.

Distúrbios do sono

Algumas pessoas podem até achar que roncar durante a noite é normal, mas não é! Geralmente trata-se da apneia do sono, distúrbio no qual há pequenas interrupções da respiração durante a noite, causando prejuízos à saúde.

Como o otorrino trata: A orientação do otorrino consiste em indicar mudanças no estilo de vida e o uso de um aparelho durante a noite, chamado de CPAP e em alguns casos existe a possibilidade de cirurgia para tratamento.

Outras doenças diagnosticadas

Além das doenças e condições citadas anteriormente, o otorrino é capaz de diagnosticar distúrbios de deglutição, perfuração do tímpano, amigdalite, faringite, adenoides e amígdalas aumentadas.

Consulta com o otorrino

Se você estiver com algum sintoma pontual ou precisar de uma consulta por algum acontecimento emergencial, como uma forte dor de garganta, a consulta com o médico otorrino será para tratar o problema em questão.

Também é importante lembrar a necessidade de um check-up regular com o especialista para garantir a saúde das áreas do nariz, seios da face, garganta, ouvidos e suas importantes funções.

 

Dra. Regina Stela Roland Ortega

Otorrinolaringologista

CRM/SP 33487 / RQE 8904

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar