Cirurgia das amídalas: como é feita?

Você sabe como funciona a cirurgia das amídalas? Ela é necessária quando as amídalas contém infecções ou estão inflamadas e os medicamentos não são suficientes para conter o quadro. Também é feita quando o paciente possui problemas respiratórios e também para tratar outras doenças raras envolvendo as amídalas.

O que são as amídalas?

Antes de falarmos sobre a cirurgia das amídalas, vamos descobrir para que servem essas  estruturas. 

As amídalas, também chamadas de tonsilas palatinas, são dois órgãos constituídos por aglomerados de tecido linfático, em forma arredondada, localizadas na faringe.

A principal função destes órgãos é produzir linfócitos, células de defesa do organismo.

Causas da retirada das amídalas

Existem alguns motivos mais recorrentes da necessidade de realizar a cirurgia de retirada das amídalas. Confira a seguir:

  • Crises recorrentes de amidalites

Uma das funções das amídalas é serem como uma forma de defesa do sistema imunológico humano, atuando contra bactérias e vírus que entram pela boca. Essa função faz com que as amídalas sejam vulneráveis a infecções e inflamações, já que estão sujeitas a lidar com o que entra pela boca.

Então, a cirurgia de retirada é recomendada para prevenir episódios recorrentes de amidalite. Outras indicações para a cirurgia são em casos em que o antibiótico não faz efeito para o tratamento da amidalite.

  • Complicações do aumento de tamanho das amídalas

Depois de infecções persistentes ou frequentes, as amídalas podem aumentar de tamanho. Quando esse aumento ocorre, causa dificuldade na respiração.

Esse aumento pode também levar a formação da apneia obstrutiva do sono, transtorno no qual a via aérea é bloqueada e limita o ar que atinge os pulmões.

Preparação da cirurgia

Na consulta com o otorrinolaringologista, o paciente recebe as instruções necessárias para o momento pré-cirúrgico, incluindo quais medicamentos deve utilizar e outras formas de se preparar.

Além disso, o médico faz um estudo prévio sobre o histórico familiar e pessoal do paciente, a fim de descobrir se existem reações adversas à anestesia e outras alergias conhecidas à remédios.

Para o planejamento da cirurgia, pode ser também que o médico solicite a interrupção do uso de algum medicamento ou outras substâncias.

É importante que o paciente se organize para conseguir ficar em repouso pelo menos durante duas semanas para se recuperar. Um dia após a cirurgia já é possível ir para casa, não é necessário ficar internado no hospital - a não ser que o médico solicite.

Durante a cirurgia das amídalas

A cirurgia de retirada das amídalas é feita sob anestesia geral, por isso, o paciente não sente dor ou incômodo durante o procedimento.

Uma espécie de pinça é inserida pela própria boca do paciente e a retirada é feita em um procedimento de 30 a 90 minutos. 

Depois do procedimento

Após a cirurgia, o paciente pode experienciar dor moderada na garganta e em locais adjacentes durante as próximas duas semanas. 

Para uma boa recuperação, é preciso alguns cuidados:

  • Medicamentos: faça o uso de medicamentos para a dor, de acordo com as orientações recebidas pelo médico;

  • Hidratação: é muito importante se manter hidratado depois do procedimento para evitar desidratação;

  • Alimentação: comidas brandas que são fáceis de engolir, como purês e caldos, são as melhores opções para depois da cirurgia. Sorvetes podem ser incluídos se tolerados pela dieta do paciente;

  • Descanso: outras atividades além de descansar devem ser restritas por pelo menos duas semanas depois da cirurgia. 

Buscando por ajuda para a retirada das amídalas

Se você sente que está com as amídalas inflamadas e sofre com amidalites recorrentes, é hora de buscar ajuda. Consulte um médico otorrinolaringologista de confiança para iniciar seu tratamento!

 

Dra. Regina Stela Roland Ortega

Otorrinolaringologista

CRM/SP 33487 / RQE 8904

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar