Coronavírus

Corona Vírus 

 

O novo Corona Vírus, na verdade é uma nova cepa de um vírus conhecido, devido a isso todas as pessoas estão susceptíveis ao vírus. O que gera maior preocupação, apesar do índice de complicação ser baixo na maioria da população, é que o número de infectados será tão grande que não haverá estrutura hospitalar suficiente para todos aqueles que tiverem complicações. 

A responsabilidade é individual e o uso de máscaras caso haja algum sintoma como tosse, espirros, coriza e principalmente febre, deve ser voluntário e imediato. A avaliação médica deve ser buscada principalmente nos quadros com falta de ar e febre, e nesse caso a avaliação deve ser direcionada aos prontos-socorros. Atualmente os testes domiciliares estão suspensos devido à grande demanda sendo o fluxo de investigação determinado pelo próprio pronto-socorro. 

No caso de contato com caso confirmado ou suspeito a pessoa deve permanecer em isolamento domiciliar por 10 dias, se houver sintomas esse tempo muda. 

Os casos leves devem manter os cuidados em casa, mantendo hidratação, repouso, lavagem nasal com soro fisiológico e reservar o uso de paracetamol ou dipirona caso mal-estar ou dor no corpo apenas. O ibuprofeno e anti-inflamatórios no geral devem ser evitados pois esse medicamento ainda está em estudo e parece facilitar a invasão do vírus no organismo. 

Ainda não há tratamento para o vírus e o que se pede é que os cuidados de higienização de mãos e ambientes coletivos seja o melhor possível fazendo assim que a disseminação do vírus seja a mais lenta possível. 

Se você tem mais de 60 anos de idade deve evitar ir a consultas agendadas ou de rotina e para aqueles com sintomas de resfriado leve também devem se tratar em casa, pois os casos leves podem ser causados por outros vírus e a exposição a ambientes potencialmente contaminados como hospitais e clínicas pode levar a contaminação de fato pelo novo corona vírus. 

Nós já tomamos medidas para diminuir o fluxo de pacientes na clínica diminuindo pela metade o numero de agendamentos mas contamos com a colaboração de todos para que não procurem a clínica espontaneamente pelo pronto atendimento pois isso pode gerar espera mais longas aumentando assim a chance de aglomerações. A restrição de circulação de paciente com sintomas respiratórios também será feito afim de se evitar o risco de contaminação.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar