Você sabe por que o sono é tão importante?
Ronco e Apneia
Você sabe por que o sono é tão importante?
O corpo humano está sempre trabalhando e, para manter esse ritmo, necessita de algumas funções básicas, como respirar, comer e, é claro dormir. O sono funciona como um alimento: repõe as energias, revigorando o corpo e a mente, e regula o organismo para o dia a dia.
Você conhece as consequências das noites mal dormidas?
. Fadiga e Cansaço;
. Irritabilidade;
.Lapsos de memória, e
.Dores de cabeça;
Alguns fatores ou condições podem atrapalhar muito uma noite de sono e ocasionar sérios danos à saúde. Principais distúrbios do sono:
. Insônia;
.Fadiga;
.Sonolência diurna;
. Ronco, e
. Apneia do sono
O que é a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono?
É a parada da respiração durante o sono, que impede a respiração por alguns segundos durante várias vezes por noite. Pode causar arritmia cardíaca, aumento da pressão arterial e disfunção sexual, entre outros.
O que é Ronco?
O ronco ou ressono é a vibração da garganta quanto o ar passa, causando uma obstrução parcial das vias aéreas superiores durante o sono. Num estágio avançado, o fechamento da faringe (órgão por onde passam o ar e os alimentos) pode trazer complicações respiratórias, inclusive a apneia.
Como podem ser tratados os distúrbios do sono?
Tratamento Médico: Após a avaliação do médico otorrinolaringologista, o tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, de acordo com cada paciente.
Conservador: consiste em medidas comportamentais, como evitar cigarro e bebidas alcóolicas, e reduzir o peso, entre outros. Existem também aparelhos intraorais que melhoram a posição da língua e da mandíbula, além dos CPAP(sigla em inglês para Pressão Positiva Constante em Vias Aéreas), que visam aumentar o espaço da passagem do ar pela faringe.
Cirúrgico: quando indicado visa uma reestruturação das partes moles (musculatura e mucosa) da via aérea, onde normalmente é ocasionado o ronco e a apneia. Remodelando essa região, obtém-se uma maior passagem de ar.
Tratamento Fonoaudiológico: São realizados exercícios para a adequação do tônus muscular, da mobilidade e da postura dos órgãos fonoarticulatórios (lábios, língua, bochecha, entre outros) e as funções de respiração, mastigação e deglutição.
A Clinica Regina Ortega recomenda sempre a prevenção!