Quais são as principais causas que podem desencadear a “Labirintite”?

Acredita-se que pelo menos 10% da população sofre com tonturas ou algum outro transtorno do equilíbrio. O problema é que, muitas vezes, esse transtorno causado por vertigens posturais paroxísticas benignas é confundido com labirintite.

Pode-se identificar uma possível alteração da função labiríntica qualquer sensação de tontura, de “estar bêbado”, náuseas, calafrios, sudoreses, turvação da vista, não conseguir andar em linha reta, “zumbidos”, sensibilidade a sons intensos, sensação de pressão no ouvido, chiados e apitos no ouvido, etc. Essas sensações, quando corretamente diagnosticadas, têm a denominação popular d e Labirintite, sendo que o termo correto é Labirintopatia, que significa “doença do labirinto”.


Quais são as principais causas que podem desencadear a “Labirintite”?

  • Alterações bruscas da pressão atmosférica, como no mergulho, subida/descida de serras, avião, levantar-se rapidamente;
  • Alterações circulatórias decorrentes de hipertensão, cardiopatias, etc.
  • Alterações do metabolismo, como por exemplo, no aumento de açúcar no sangue;
  • Menopausa ou alterações hormonais;
  • Problemas de coluna, articulação da mandíbula;
  • Uso de cafeína, bebidas estimulantes, fumo, álcool ou drogas;
  • Estresse, ansiedade, etc.

O que fazer nesses casos? Em primeiro lugar, calma!
Os itens acima são para que você possa ter o mínimo de informação. Existem exames específicos através dos quais é possível diagnosticar a labirintopatia. Lembre-se que o diagnóstico e a orientação terapêutica fazem parte da especialização do médico otorrinolaringologista.

Existe tratamento?

Na maioria das vezes obtêm-se bons resultados com terapia fonoaudiológica de reabilitação labiríntica ou vestibular (R.V.), com exercícios específicos de reabilitação labiríntica, adequados para cada tipo de lesão. Também existem bons medicamentos que possibilitam sensível melhora no quadro geral do paciente.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar