Ronco e Apnéia

O Ronco é uma vibração anormal da garganta quando o ar passa levando há uma obstrução, parcial ou total, das vias aéreas superiores ocasionando um ruído e por vezes paradas na respiração (apneias), quando o problema é só o barulho o impacto para o organismo não é tão grande mas, quando as apneias começam a predominar temos a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono, nesse caso ocorre a parada ou diminuição significativa do fluxo respiratório associado a queda da saturação de oxigênio no sangue e microdespertares que “quebram” o sono reparador e aumentam as chances de complicações como: arritmia cardíaca, aumento da pressão arterial, disfunção sexual, entre outros.

Entre os sintomas mais comuns relacionados com a apnéia do sono estão:

- Fadiga;

- Cansaço

- Irritabilidade;

- Lapsos de memória;

- Dores de cabeça;

- Outros.

O tratamento deve ser individualizado, e após avaliação otorrinolaringológica é definido se conservador ou cirúrgico.

Conservador: consiste em medidas comportamentais como evitar cigarro, bebidas alcoólicas, redução de peso entre outros. Existem também aparelhos intra-orais que melhoram a posição de língua e mandíbula além dos chamados CPAP(sigla em inglês para Pressão Positiva Constante em Vias Aéreas) que visam aumentar o espaço da passagem do ar pela faringe.

Além do tratamento fonoaudiológico onde são realizados exercícios para a adequação do tônus muscular, da mobilidade e postura dos órgãos fonoarticulatórios (lábios, língua, bochecha dentre outros) e das funções de respiração, mastigação e deglutição.

Cirúrgico: quando indicado, visa uma reestruturação das partes moles (musculatura e mucosa) da via aérea, onde normalmente é ocasionado o ronco e apnéia, remodelando essa região obtém-se uma maior passagem de ar.

Frequentemente esses métodos devem ser combinados e, algumas vezes, associados a outros tratamentos que são individualizados para cada paciente a fim de se obter uma melhora dos sintomas.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar