Analgésicos podem causar deficiência auditiva!

Estudo aponta uma possível correlação entre perda auditiva e uso de analgésicos entre mulheres.

Pesquisadores do hospital, Brigham and Women´s Hospital(BWH), filiado de Harvard, nos Estados Unidos, encontraram uma possível correlação entre o uso de analgésicos entre mulheres e deficiência auditiva. Analgésicos como ibuprofeno e paracetamol são bastante perigosos, e 16,2% das mulheres observadas, no estudo, tinham deficiência auditiva devido ao longo período de uso desse tipo de medicamento.

Por outro lado, o estudo também revelou que o uso de aspirina não era o motivo de deficiência auditiva. Apesar disso, deficiência auditiva é ainda considerada como um possível efeito colateral do uso de aspirina.

A correlação entre o uso de analgésico e deficiênca auditiva foi mais frequente entre mulheres que faziam uso desse tipo de medicamento durante um período de 6 anos, ou acima disso. Para as mulheres que fizeram uso de analgésico, uma ou duas vêzes por semana, em menos de um ano, não foi encontrado, claramente, algo como um fator de correlação.   

Sobre o estudo

Os pesquisadores utilizaram dados de 54 mil mulheres americanas no estudo. A idade delas variavam entre 48 a 73 anos de idade. Os efeitos de três diferentes tipos de medicamento  como,  aspirina, ibuprofeno e paracetamol foram estudados. E segundo o estudo, o uso de aspirina não estava relacionado à deficiência auditiva.

Apesar dos efeitos de analgésicos serem simples, os resultados ainda são de considerável importância:

”Apesar do grande risco de deficiência auditiva com o uso de analgésico ser algo sem grande importância, e levando em conta como esses medicamentos são normalmente usados, e do  pequeno aumento de risco, isso pode ter grandes implicações na saúde,” afirma Gary Curhan da BWH.

Fonte: news.harvard.edu/gazette/story/2016/12/longer-use-of-pain-relievers-associated-with-hearing-loss-in-women/

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar