Tinnitus nos dois ouvidos pode ser hereditário
Um estudo realizado por um instituto sueco, Swedish Karolinska Institutet, revelou que tinnitus nos dois ouvidos pode ter uma carga hereditária significante, e desse modo, certos casos genéticos chegam a influenciar tinnitus, tal como fatores ambientais.
O estudo revelou também que a predominância hereditária de tinnitus, nos dois ouvidos, é mais elevada entre homens do que nas mulheres.
Resultado inesperado
Primeiramente, os pesquisadores do instituto, Karolinska Institutet, não encontraram nenhum resultado comum concernente à heriditariedade de tinnitus. Eles simplesmente descobriram a correlação genética após agruparem os temas por sexo e tinnitus em um ou nos dois ouvidos.
“ Este resultado é surpreendente e inesperado, na medida em que mostra que, ao contrário do ponto de vista convencional em que tinnitus era relacionado somente à fatores ambientais, a pesquisa nos revela que tinnitus tem influência genética nos dois ouvidos, e que é mais acentuada nos homens”, afirma Christopher R. Cederroth do instituto Karolinska Institutet’s Department of Physiology and Pharmacology.
Sobre o estudo
O estudo foi feito através de exame de dados com 10 mil pares de gêmeos, do registro sueco de gêmeos, comparando a predominância de tinnitus entre eles, respectivamente idênticos e fraternos. A reciprocidade de tinnitus em gêmeos idênticos, que era mais elevada do que entre gêmeos fratelos, implica na correlação genética; e tinnitus, nos dois ouvidos, foi a análise de casos do estudo. No entanto, não foi encontrado, no estudo, nenhuma correlação concernente a tinnitus em só ouvido.
O estudo “Genetic susceptibility to bilateral tinnitus in a Swedish twin cohort” foi publicado na revista Genetics in Medicine.
Fontes:www.sciencedaily.com e Genetics in Medicine.
Fonte: http://www.hear-it.org/pt/tinnitus-nos-dois-ouvidos-pode-ser-hereditario