Tinnitus nos dois ouvidos pode ser hereditário

Um estudo realizado por um instituto sueco, Swedish Karolinska Institutet, revelou que tinnitus nos dois ouvidos pode ter uma carga hereditária significante, e desse modo, certos casos genéticos chegam a  influenciar tinnitus, tal como fatores ambientais.

O estudo revelou também que a predominância hereditária de tinnitus, nos dois ouvidos, é mais elevada entre homens do que nas mulheres.

Resultado inesperado

Primeiramente, os pesquisadores do instituto, Karolinska Institutet, não encontraram nenhum resultado comum concernente à heriditariedade de tinnitus. Eles simplesmente descobriram a correlação genética após  agruparem os temas por sexo e tinnitus em um ou nos dois ouvidos.

“ Este resultado é surpreendente e inesperado, na medida em que mostra que, ao contrário do ponto de vista convencional em que tinnitus era relacionado somente à fatores ambientais, a pesquisa nos revela que tinnitus tem influência genética nos dois ouvidos, e que é mais acentuada nos homens”, afirma Christopher R. Cederroth  do instituto  Karolinska Institutet’s Department of Physiology and Pharmacology.

Sobre o estudo

O estudo foi feito através de exame de dados com 10 mil pares de gêmeos, do registro sueco de gêmeos, comparando a predominância de tinnitus entre eles, respectivamente idênticos e fraternos. A  reciprocidade de tinnitus em gêmeos idênticos, que era mais elevada do que entre gêmeos fratelos, implica na correlação genética; e tinnitus, nos dois ouvidos, foi a análise de casos do estudo. No entanto, não foi encontrado, no estudo, nenhuma correlação concernente a tinnitus em só ouvido.

O estudo “Genetic susceptibility to bilateral tinnitus in a Swedish twin cohort” foi publicado na revista Genetics in Medicine.

Fontes:www.sciencedaily.com  e  Genetics in Medicine.

Fonte: http://www.hear-it.org/pt/tinnitus-nos-dois-ouvidos-pode-ser-hereditario

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar