16 de abril, Dia Mundial da Voz

VEJA A RESPOSTA DE ALGUMAS DAS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE VOZ:

Devo procurar um especialista somente em caso de alteração na voz por mais de um mês? 

NÃO. Sintomas como rouquidão, pigarro constante, falhas na voz, cansaço ao falar, voz  na ou grossa demais podem ser sinais de problemas. Observe se eles melhoram quando você permanece por alguns dias sem falar muito e se pioram em situações em que usa mais a voz. Caso os sintomas durem mais de 15 dias, você deve consultar um médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo.

Tenho um problema de voz. Devo procurar um fonoaudiólogo? 

SIM.A avaliação do médico otorrinolaringologista e do fonoaudiólogo são complementares nos casos de problemas de voz. O médico faz o diagnóstico nosológico e indica a conduta do caso (remédios, cirurgia ou fonoterapia). O fonoaudiólogo, especialista em voz, avalia o comportamento vocal e de ne a conduta fonoaudiológica necessária (orientação, aperfeiçoamento e exercícios).

Qualquer pessoa pode ter problemas na voz?

SIM.Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode apresentar alteração vocal. No entanto, as pessoas que utilizam muito a voz socialmente (ex.: festas, bares, reuniões) ou pro ssionalmente (ex.: aulas, shows, ensaios, palestras, vendas) têm mais risco de apresentar problemas vocais. Estas devem  car atentas aos primeiros sinais ou sintomas de mudança na voz.

A voz também passa por modificações naturais ao longo da vida?

SIM. Por questões anatômicas e/ou hormonais a voz se modi ca. Há dois períodos mais marcantes dessas mudanças: na puberdade, mais evidente nos meninos; e na senescência, após os 65 anos, quando ela pode  car mais fraca, trêmula, com uma tendência de tornar-se mais grave nas mulheres e mais aguda nos homens.

Fatores como consumo de álcool e tabaco também podem provocar problemas vocais?

SIM. Ambos são agressores do corpo como um todo e em particular da laringe. Principalmente o tabaco, que tem grande associação com o câncer de laringe.

Beber água regularmente ajuda a manter a voz saudável?

SIM. A água é importante porque hidrata a laringe e diminui os riscos de lesão nas pregas vocais. Outra dica importante é falar sem esforço e articular bem as palavras. Em locais barulhentos, evite competir com o ruído do ambiente. Também é importante evitar pigarrear, gritar e falar muito.

Só cantores precisam aquecer as pregas vocais?

NÂO.Cantores, professores, atores, locutores de rádio, operadores de telesserviços, religiosos, vendedores, repórteres, advogados, políticos, dubladores, todas as pessoas que trabalham com a voz precisam adotar cuidados. O fonoaudiólogo é indicado para instruir esses pro ssionais no aprimoramento da comunicação e na manutenção da saúde da voz. 

Fonte : http://www.sbfa.org.br/campanhadavoz/pdf/folder2016.pdf

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar