Cuidados para proteger os ouvidos durante o São João .

Da mesma maneira que a pele e os olhos, os tímpanos podem ser danificados durante as festas de São João. Não somente as explosões dos fogos de artifício, como também a música muito alta se tornam vilãs para a audição. Pensando nisso, o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região, no Recife, orienta a população para os riscos ao ouvido, principalmente com crianças, onde os danos auditivos são ainda maiores.

As explosões dos fogos de artifício e o alto volume das músicas podem causar efeitos nocivos à saúde auditiva, pois a exposição a este forte ruído pode levar a perda de células auditivas, perfuração do tímpano, sensação de zumbido, além do risco de queimaduras durante a utilização dos fogos.

Esse zumbido pode surgir durante ou após a exposição da pessoa a altos níveis sonoros. Pode durar horas ou dias, a depender da lesão imposta ao ouvido por essa exposição indevida, e ser um indicativo de perda auditiva.

O fonoaudiólogo Gleybson Lenon diz que é importante ter muito cuidado com as crianças. “Os país que irão levar seus filhos a algum evento com fogos de artifício devem ter cuidado com o tempo e aproximação que esta criança ficará exposta a estas explosões, pois os danos auditivos nesta fase costumam ser maiores e geralmente são irreversíveis”, lembra.

Uma dica importante é utilizar um protetor auricular. Outro conselho é fazer intervalos de dez minutos do barulho, a cada 30 minutos, dessa forma o ouvido tem tempo para se recuperar. Automedicação é contraindicada. “Alguns medicamentos podem provocar ototoxidade, que é um termo utilizado para indicar medicamentos que podem danificar o ouvido resultando em perda auditiva, zumbido ou distúrbios de equilíbrio”, alerta o especialista.

O nível de som suportando pelo ser humano, sem que isso lhe cause prejuízo ao aparelho auditivo, gira em torno de 60-70 decibéis, dependendo da intensidade e do tempo de exposição. Em festas abertas, como pátios de forró, a música geralmente costuma ser mais alta. É aconselhável uma distância de pelo menos dez metros da fonte sonora (bandas, caixas de som e/ou trio elétrico).

Sintomas de perda auditiva
- Dificuldade de compreender o que os outros falam;
- Dificuldade de localização sonora;
- Necessidade de aumentar o volume do som ou da TV frequentemente;
- Dificuldades para entender uma conversa ao telefone ou celular;
- Dificuldades de entender as palavras quando ha mais pessoas falando ao redor.

 Fonte :http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2015/06/22/internas_cienciaesaude,582539/cuidados-para-proteger-os-ouvidos-durante-o-sao-joao.shtml

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar