Pessoas com osteoporose têm alto risco de experimentar surdez súbita

As pessoas que têm osteoporose têm o dobro a mais de chance de desenvolver surdez súbita (SSHL) (perda de audição repentina) do que as pessoas sem enfermidade óssea, segundo estudo.

O estudo examinou registros médicos de 10.660 habitantes taiwaneses, os quais foram diagnosticados com osteoporose entre 1999 e 2008, e  de 31.980 pessoas sem a enfermidade. Os investigadores revelaram que os participantes, que foram diagnosticados com osteoporose, têm um risco maior de desenvolver surdez súbita, que o grupo de controle. Na realidade, pessoas que sofrem de osteoporose têm um risco de 1,76 mais elevado de experimentar surdez repentina.

Busque ajuda médica

“Os pacientes com osteoporose devem estar cientes de que precisam de ajuda médica, caso venham experimentar surdez súbita”, afirma um dos pesquisadores, Kai-Jen Tien, do centro médico na Taiwan, Chi Mei Medical Center.

Osteoporose é uma enfermidade progressiva, cuja estrutura óssea torna-se frágil e mais propensa à fraturas  ou rupturas.

A surdez súbita ocorre normalmente em um dos ouvidos e pode surgir repentinamente ou desenvolver-se, gradualemnte, durante alguns dias.

Correlação imprecisa entre as enfermidades

Os pesquisadores taiwaneses não estão seguros de quais são os mecanismos biológicos responsáveis pela correlação entre osteoporose e perda auditiva súbita, no entanto, eles  teorizam que fatores de risco cardiovascular, desmineralização óssea, inflamação e disfunção endotelial podem contribuir para a associação.

O estudo foi publicado na revista de endocrinologia e metabolismo, Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Fontes:www.ncbi.nlm.nih.gov andwww.hearingreview.com

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar