Fumantes ativos e passivos podem perder a audição

Há muito que se sabe que o tabagismo pode causar vários problemas de saúde, tal como doenças  cardíacas. Uma pesquisa feita recentemente no Reino Unido revelou que o hábito de fumar cigarro afeta também a audição.

Segundo a pesquisa, os fumantes têm um alto risco de contraírem perda auditiva, acima de 15%, comparado com os não fumantes e fumantes passivos, enquanto que os  fumantes passivos têm um  aumentao de risco de 28%. Por outro lado, ex-fumantes têm risco um pouco reduzido de prejuízos auditivos, provavelmente, porque eles adotam um estilo de vida mais saudável após  terem parado de fumar.

Embora os dados indiquem que fumantes passivos enfrentam alto risco, os pesquisadores ressaltaram que eles só foram comparados com os não fumantes na pesquisa, enquanto que os fumantes foram comparados com os passivos, como também, com os não fumantes.

Independentemente de quem enfrenta os maiores riscos, a conclusão é a mesma, tabagismo prejudica  a audição.

Causa importante de perda auditiva

No estudo, os pesquisadores  consideraram os resultados de teste auditivos com aproximadamente 165.000 adultos, no Reino Unido, com a idade 40 a 69 anos.  Todos os participantes foram  submetidos a um teste auditivo entre 2007 e 2010, como parte do UK Biobank – um projeto nacional de aprimoramento de saúde, no Reino Unido.

O estudo revelou que o risco de perda auditiva aumentou com o número de fumantes de cigarro por semana. Os pesquisadores avaliaram que quase 20% da população do Reino Unido e até 60% da população noutros países, de fumantes, têm  o tabagismo como causa significante de perda auditiva.

O motivo pelo qual o fumo leva à perda auditiva é algo ainda desconhecido. No entanto, o tabagismo tem sido associado à doenças cardiovasculares causando mudanças microvascular que chega a atingir a audição.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada por Dr. Piers Dawes e sua equipe de pesquisa do Centre for Human Communication and Deafness at The University of Manchester, no Reino Unido.

Os resultados foram publicados na revista Journal of the Association of Research in Otolaryngology.

Fonte:www.manchester.ac.uk

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar