Outono: Como evitar crises alérgicas.

Ao chegar o outono e com a mudança de temperatura brusca e constante, característica do clima de São Paulo, nota-se o crescimento na incidência de doenças como rinite, bronquite e asma, as chamadas alergias respiratórias. Os pacientes apresentam sintomas como tosse, espirros e dificuldade para respirar, bem como coceira nos olhos e nariz entupido e com coriza (nariz escorrendo).


A alergia é uma reação exagerada do corpo a coisas que, em geral, são inofensivas. Estes geradores de hipersensibilidade são chamados alérgenos e podem ser muito comuns em nosso dia-a-dia, como alimentos, penas, pólen das flores, pelos de animais ou até mesmo cheiros fortes de produtos químicos, como desinfetantes. O alérgeno mais comum é o pó que se acumula em nossa casa, que é composto de micróbios, como ácaros e fungos.

Cientistas acreditam que fatores genéticos (pai/mãe, avós alérgicos) em combinação com fatores ambientais (como a exposição à fumaça de cigarro ou pelos de gatos e cachorro, por exemplo) estão na origem do desenvolvimento de uma alergia em uma pessoa.

Além de sempre podermos contar com a assistência do médico, podemos evitar o contato dos pacientes com os fatores que desencadeiam suas alergias. Manter a casa arejada, eliminar focos de mofo e poeira, além de evitar entrar ou sair bruscamente de locais quentes para locais muito frios (com ar condicionado) são boas práticas para se aliviar as crises alérgicas.

Somos referência em alergia respiratória e recentemente contamos com uma Alergologista na equipe.
 
A alergia é uma deficiência do sistema imunológico que pode ser minimizada quando acompanhada por um alergologista. Ele é o especialista que investiga a alergia como um todo, analisando cada aspecto do paciente (reações a alimentos e medicamentos, seja de pele ou respiratória), a fim de prestar um atendimento mais amplo e mais eficaz.
 
A Dra. Bianca Reginato Surian, especialista pela Escola Paulista de Medicina em Alergologia e Imunologia, atende semanalmente na Clínica Regina Ortega.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar