Refeições em família.

É costume tradicional que as famílias se reúnam para o famoso “almoço de família”, muitas vezes no domingo. Pesquisas demonstram que a convivência familiar nas refeições é muito importante para a educação e relação entre pais e filhos. Comer juntos como uma família é uma ótima maneira de:

1-           Ajudar o seu filho a aprender hábitos alimentares saudáveis.

2-           Modelar uma alimentação saudável para o seu filho.

3-           Passar tempos valiosos.

O Poder da Família

Ajudar o seu filho a perder peso deve ser um projeto de família. Você não pode esperar que o seu filho mude seus hábitos alimentares sozinho, enquanto outros membros da família continuam a chegar com doces e sorvetes. O que você pode fazer neste caso:

1-           Obter apoio da família e incentivar todos no auxilio a perda de peso do seu filho;

2-           Certificar-se de que todos contribuam com costumes saudáveis

3-           Evitar fazer com que seu filho sinta-se isolado. Isso fará com que seu filho fique ressentido e aumente as chances de fracasso.

4-           Explique que quando uma pessoa tem problema de peso, toda a família precisa contribuir e ajudar.

Transforme as refeições em tempo para a família sempre que possível. Elas devem ser fortemente estruturadas, não só para o seu filho, mas para toda a família.

1-           Definindo horários para as refeições. Se o seu filho sabe que o jantar vai ser servido às 19:00h, talvez comece a procurar por um lanche às 18:30h mas provavelmente esperará a hora do jantar. Se o jantar é servido em um momento diferente a cada noite, o seu filho pode tomar um lanche ao invés de arriscar ter que esperar 2 ou 3 horas para comer.

2-           Ofereça a sua família 3 refeições bem equilibradas por dia. Evite pular refeições. Se o seu filho pula uma refeição, ele ou ela irá sentir muita fome, preparando o palco para excessos.

3-           Ofereça ao seu filho de 1 a 2 lanches saudáveis ​​por dia. Desencorajar os lanches (quando a criança tem acesso a e pega comida durante todo o dia).

4-           Prepare as refeições que são equilibradas e têm o tamanho das porções que são adequadas para a idade do seu filho.

5-           Fornecer pelo menos uma fruta ou vegetal a cada refeição.

6-           Deixe seu filho ajudar a escolher o que vai ser servido no menu. Incentivar e elogiar o seu filho para fazer escolhas alimentares saudáveis ​​.

Comer como Família

Em muitas casas, as famílias raramente se sentam para uma refeição juntos. Ter refeições regulares juntos como uma família é uma forma importante para que as famílias se aproximem. As refeições familiares dão a todos a chance de falar sobre o seu dia. Elas também são uma oportunidade para que você possa manter um olho sobre o que seu filho está comendo e conversar sobre assuntos que você ache importante ou pertinente. O que você pode fazer:

1-           Tente ter muitas refeições juntos como uma família sempre que possível.

2-           Defina uma regra de não-TV durante as refeições da família. A TV é uma perturbação que você deve evitar quando você está comendo.

3-           Mantenha refeições agradáveis e foque nos aspectos positivos. Celebrar sucessos do seu filho e fazer elogios para os seus esforços.

4-           As crianças aprendem mais sobre boas escolhas alimentares e nutrição saudável, quando os membros da família se juntam a uma outra para as refeições. A pesquisa também mostra que as crianças comem mais frutas e legumes e menos alimentos fritos e bebidas açucaradas quando comem com a família inteira.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Obesidade Pediátrica: prevenção, intervenção e estratégias de tratamento para a Atenção Básica – Autor Sandra G. Hassink, MD,   (Copyright © 2014 Academia Americana de Pediatria)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutas para o tratamento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Fonte:http://saudeinfantil.blog.br/2014/07/fazendo-refeicoes-em-familia/?utm_source=facebook.com&utm_medium=post&utm_campaign=Conteudo%20Medico

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar