10 de novembro - Dia Nacional de Combate e Prevenção à Surdez.

Saúde auditiva


Ouvir MP3 player em volume alto pode causar surdez e zumbido
 


O Brasil é um dos campeões mundiais de perda auditiva induzida por ruído, sendo 30% causada por exposição a sons intensos. Já cerca de 20% da população apresenta zumbido, dores de cabeça, insônia e dificuldade de entendimento como resultado de ouvir sons muitos altos nos tocadores de música do tipo MP3 player. A surdez por exposição a sons intensos é cumulativa, ou seja, uma vez cessada, a perda de audição estaciona, mas não regride.

Por meio da Campanha Nacional de Saúde Auditiva, a Sociedade Brasileira de Otologia alerta para os riscos no uso dos fones de ouvido. Os MP3 players podem atingir volume tão alto que chegam à intensidade sonora de 120 dB (decibéis), mais do que uma serra elétrica (110 dB), enquanto o limite para não causar danos à audição é de 85 dB.  Os especialistas advertem que oito horas é o tempo de exposição máximo por dia para quem ouve música no limite estabelecido.

Pesquisa do Comitê Científico Europeu de Riscos à Saúde detectou que o uso do MP3 Player com fone dentro do ouvido favorece a perda de audição. O estudo mostrou que a maioria dos jovens ouve música nestes aparelhos com som entre 100 e 115 dB, o que acabaria causando danos irreversíveis à audição em cerca de 10 anos. Com o passar do tempo, as 15 mil células ciliadas externas (CCE) do ouvido, responsáveis por converter as vibrações mecânicas em impulsos nervosos, são lesionadas permanentemente.


Conheça as dicas da Sociedade Brasileira de Otologia para prevenir a perda de audição:

- Ao perceber que outras pessoas próximas estão ouvindo a música, reduza o volume do MP3 Player, já que o som deve estar bem alto;
- Evite usar o fone apenas em um ouvido porque geralmente quando isso acontece tendemos a aumentar o volume, sobrecarregando nossa capacidade auditiva;
- Deixe o volume do tocador de mp3 na metade do volume máximo do aparelho;
- Evite permanecer muitas horas seguidas ouvindo música por aparelhos de MP3; 
- Procure ajuda médica assim que perceber qualquer alteração da audição.


Fonte: Sociedade Brasileira de Otologia

Conheça a Campanha Nacional de Saúde Auditiva

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar