Com a chegada do inverno: idosos devem ter cuidados redobrados!

Geriatra alerta para hipotermia e queimaduras na pele nesta época do ano

Com o inverno chegando, os cuidados com os idosos devem ser redobrados, alerta a SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia). De acordo com o geriatra e membro da diretoria da SBGG, Rubens de Fraga, quando a temperatura cai, os idosos correm maior risco de problemas de saúde e lesões relacionadas ao clima.

— Incluindo hipotermia, queimaduras na pele e quedas. É importante para o idoso, e aqueles que cuidam deles, tomarem certas precauções nesta época do ano.‹Entre os principais riscos à saúde representados pelas baixas temperaturas estão: hipotermia — queda da temperatura corporal, imobilidade — ausência de movimentação, infecções — como gripe e pneumonias e dores crônicas — aumento das dores crônicas como artrites e artroses.

Segundo o especialista, a hipotermia ocorre quando a temperatura corporal cai a menos de 36,8 graus. Abaixo de 29 graus causam risco eminente de morte. Os sintomas mais comuns são fraqueza, fadiga e diminuição do tremor do frio. Em fases mais avançadas, o idoso pode apresentar fala enrolada, perda de consciência e choque.

Em caso de hipotermia, tire o idoso do frio e retire suas roupas úmidas ou molhadas. Envolva a vítima em mantas e agasalhos para aquecê-la enquanto chama a emergência, se a vítima estiver consciente, dê-lhe bebidas quentes como chás (não alcoólicas).

— Converse com a vítima mantendo-a sempre acordada e, em caso de parada respiratória, realize manobras de ressuscitação cardiorrespiratória.


Autor: Redação 
Fonte: R7 - Saúde 

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar