Prevenção: Exame de audiometria

O diagnóstico precoce da perda auditiva pode evitar que a doença afete o aprendizado escolar da criança


Segundo a Organização Mundial de Saúde, 10% da população mundial sofre de problemas auditivos. A surdez pode surgir em qualquer fase da vida e, muitas vezes é irreversível. Quando ocorre desde o nascimento, a mais grave, pode afetar definitivamente o desenvolvimento psicossocial do ser humano.

A audição é o principal sentido para o desenvolvimento da fala e da linguagem na criança. É através da imitação sonora, que a criança começa a ter a experiência de vocalizar e posteriormente fazer a ligação entre sonoridade e significado. Crianças com algum tipo de deficiência auditiva seja ela de grau leve a grau severo, podem ter problemas no desenvolvimento da fala e da linguagem infantil acarretando em alguns casos, implicações no convívio social além de prejudicar o aprendizado escolar.

Aqui entra a importância do exame de audiometria, que pode ser realizado em crianças com cinco anos ou mais, para a detecção destes problemas. Quando diagnosticada precocemente, a perda auditiva infantil tem tratamento na maioria dos casos, podendo assim a audição voltar aos limiares da normalidade, proporcionando uma expectativa escolar com qualidade.


Fonte: Arsnova Soluções
Criação: 21/02/2011

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar