Proteja-se das doenças respiratórias

Proteja-se das doenças respiratórias

O inverno está chegando... E junto com os dias ensolarados e frios vêm também as doenças respiratórias. Nas ruas, escolas, shoppings – em todos os lugares – é frequente encontrar pessoas com tosse, coriza e até abatidas pela febre.

Proteja-se das doenças respiratóriasResfriado e gripe, por exemplo, manifestam sintomas semelhantes; entretanto, os vírus que provocam essas doenças são diferentes. OInfluenza é o responsável pela gripe, cujos sintomas são mais intensos, como febre alta, dores musculares e indisposição. ORinovírus é ocausador dos resfriados, que provocam sintomas e sensação de mal estar menos intensos.

Lá vem a gripe

As doenças das vias respiratórias, cuja proliferação torna-se fácil com o frio, pois as pessoas tendem a ficar em locais fechados - e os vírus são transmitidos por meio do ar e do contato - principalmente pelas mãos dos indivíduos doentes. Os sintomas são: febre, coriza, obstrução nasal, dores pelo corpo e cansaço; podem ocorrer também chiado no peito e aumento de secreção nos pulmões.

Atitudes simples, como a higiene das mãos - com água e sabão ou com gel alcoólico - e utilizar de 'tosse com etiqueta', cobrindo a boca e o nariz com o braço, quando tossir ou espirrar, contribuem em muito para a diminuição da disseminação dos vírus que transmitem essas doenças

A bronquiolite (inflamação nos bronquíolos) é uma doença muito comum no inverno, que ocorre mais frequentemente em crianças menores de 6 meses e é causada pelo vírus respiratório sincicial. Dependendo da gravidade, o tratamento poderá necessitar de internação hospitalar.

Segundo dr. Joaquim Carlos Rodrigues, coordenador do Centro de Doenças Respiratórias da Pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), “os grandes sinalizadores são a respiração rápida e difícil, além de dificuldade para mamar”.

A melhor forma de prevenção ainda é a vacinação, principalmente no caso da gripe. Mas as pessoas devem tomar alguns cuidados diários para ficar longe dos problemas respiratórios. Devem-se evitar lugares fechados, aglomerações e contato com quem estiver gripado. Vale também manter os ambientes bem ventilados.

Quando o problema respiratório se instala, em geral, cabe apenas tratar os sintomas. Os medicamentos servem para atenuar a coriza, a febre e as dores no corpo. Os médicos também orientam os pacientes a fazer repouso, a manter alimentação equilibrada e a ingerir muito líquido. As doenças respiratórias causadas por vírus podem baixar a resistência do organismo - pois atingem o sistema imunológico – e facilitar a instalação de infecções bacterianas, como a pneumonia, a otite e a sinusite.

Fonte: http://www.einstein.br/einstein-saude/proteja-se/Paginas/proteja-se-das-doencas-respiratorias.aspx

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar