Você sabia que o CPAP pode lhe a ajudar a ter uma melhor noite de sono?

Seguem informações importantes sobre Apneia do Sono e seu tratamento através de CPAP, Bipap, Máscaras e Umidificadores. 

Primeiro Passo Marque uma consulta com o #Otorrinolaringologista

POLISSONOGRAFIA:

É um exame realizado em laboratório ou clínica especializada, cuja finalidade é identificar a existência ou não da Apneia do Sono no paciente.

A Polissonografia é normalmente realizada em duas etapas: uma para identificar a apneia e outra para fazer a “TITULAÇÃO” da apneia, que é a quantificação da pressão de ar  que o paciente vai precisar para ajustar no equipamento de #CPAP (medida em CMH2O) para evitar a apneia.

 

Uma vez identificada a apneia do sono, o paciente precisará adquirir alguns produtos para o tratamento. São eles:

  1. CPAP
  2. Máscara Nasal ou Oronasal
  3. Umidificador

EXPLICANDO CADA PRODUTO:

  1. CPAP:

CPAP’s são aparelhos que geram fluxo de ar contínuo para impedir que você tenha a apneia (parada respiratória) enquanto está dormindo.

  • Para saber qual o mais indicado:

você precisa saber qual a necessidade de pressão (em Cm de H2O), apontada na Polissonografia (que é um exame que define esta necessidade).

  • Qual o melhor modelo para o meu caso?

Se a pressão for entre 4 cmH2O e 9 cmH2O, um CPAP BÁSICO vai atender sua necessidade plenamente. Entretanto, se puder optar por um CPAP com Alívio de Pressão ou Automático, seu conforto no tratamento será bem maior.

Entre 10 e 13 cmH2O, recomendamos o uso de CPAP COM ALÍVIO DE PRESSÃO (INTERMEDIÁRIO), que possua "alívio de pressão expiratória", o que diminui a pressão de ar quando você for soltar o ar, durante o sono. A maioria destes modelos possui também o Cartão de Dados, para registrar até 180 noites de sono e apontar os dados de sua apneia. Um investimento válido, pois pode evitar que você faça uma nova Polissonografia para saber como está sua apneia.

Se puder optar por um modelo Automático, seu conforto será ainda maior.

Acima de 14 cmH2O e sempre que for possível, recomendo que você adquira um CPAP AUTOMÁTICO, pois a variação passa a ser muito importante na questão da qualidade do sono e efeitos colaterais em sua saúde (pressão alta, diabetes, etc.). Todos os modelos automáticos possuem o Cartão de Dados, para registrar até 180 noites de sono e apontar os dados de sua apneia. 

Nos CPAP’s Básicos e nos modelos que possuem o alívio de pressão (intermediários), é necessário que seja informada a pressão  (em Cm H2O) ao efetuar a compra, para regular o aparelho.

Nos modelos Automáticos, a pressão se ajusta conforme a necessidade do paciente, automaticamente.

  • O que é Traquéia?

 

É o tubo que liga o CPAP na Máscara. Ela vem junto com o CPAP e normalmente mede entre 1,80m e 2,00m de comprimento.

 MÁSCARA:

Você vai precisar adquirir também uma máscara para usar com o seu CPAP. Ela é o produto que canaliza o ar para suas vias aéreas respiratórias.

E pode ser:

  • NASAL(se você respira somente pelo nariz) ou
  • ORONASAL(se você respira com a boca aberta).

Todos os modelos de máscaras são universais em termos de adaptação ao CPAP. Ou seja, você pode comprar qualquer máscara para usar em qualquer marca de CPAP que ela vai se adaptar na traquéia, ok?

  

  1. UMIDIFICADOR

É um produto opcional, mas que oferece muito mais conforto para o usuário de CPAP e Máscara, pois UMIDIFICA E AQUECE o ar que é gerado pelo CPAP, evitando o ressecamento da boca, garganta. Se você mora em uma região que seja muito fria, ou seca, é um produto indispensável e que vai melhorar muito sua adaptação e resultado do tratamento com CPAP.

O umidificador é comprado sempre da mesma marca que a do CPAP, para adaptar-se.

O que é Apneia do sono?

Sinônimos: saos, síndrome da apneia obstrutiva do sono, distúrbio respiratório do sono

A apneia do sono é um distúrbio do sono potencialmente grave em que a respiração para e começa repetidamente. Pessoas com apneia obstrutiva do sono podem, inclusive, não estar cientes de que têm o problema.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira se queixa de qualidade de sono ruim e 33% sofre de apneia do sono

Apneia causa sonolência e falta de disposição

Apneia obstrutiva durante o sono favorece aumento da pressão

  • Hipersonia (sonolência excessiva durante o dia)
  • Ronco alto
  • Despertar abruptamente durante a noite com falta de ar
  • Despertar com a boca seca ou dor de garganta
  • Cefaleia matinal
  • Insônia
  • Déficit de atenção
  • Apresentar irritação, nervosismo e impaciência durante o dia, decorrentes de uma noite mal dormida
  • Ter esquecimentos
  • Dor de cabeça difícil de tratar.

Caso sinta com frequência algum dos sintomas acima, faça uma consulta com o #otorrinolaringologista . Também dispomos de fonoaudilogas  para dar todas as informações que precisar antes e durante o tratamento. Ligue para  5522-0313  ou envie uma mensagem por e-mail .clinica@reginaortega.com.br

Fonte: www.saudeeconforto.com.br

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar