Ministério da Saúde garante que vacina contra gripe é segura

A empresária Cidália Perfeito, de 65 anos, sabe que aCampanha Nacional de Vacinação Contra a Gripecomeça no próximo dia 22. Mas ela conta que ainda não decidiu se vai comparecer ao posto para receber a dose. "A gente tem uma família grande, as minhas irmãs já são todas mais de 60 anos e todas tomam a vacina, menos eu, mas eu por princípio e talvez receio mesmo", comenta a empresária. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, não há motivos para qualquer tipo de preocupação. Jarbas Barbosa garante que a vacina é segura e não provoca a gripe.

"A vacina de influenza não provoca a gripe. Isso também é uma lenda urbana que às vezes tem associada com a vacina. É impossível que ela produza gripe. Nós temos vários outros vírus que causam sintomas respiratórios. Então, às vezes a pessoa toma a vacina contra influenza está protegida contra gripe, mas dez dias depois entra em contato com vírus sincicial respiratório, ou mesmo a outra cepa da influenza e pode ter, mas nada relacionado com a vacina", afirma Jarbas.

O secretário de Vigilância em Saúde explicou também que apenas pessoas com alergia a ovo devem conversar com um médico para saber se podem tomar a vacina contra a gripe. "A grande maioria das reações adversas é leve, só pessoas que têm alergia severa a ovo, que é uma alergia relativamente rara, é muito pouco provável que a pessoa não saiba, já que ovo é muito disseminado. Pessoas que têm alergia a ovo devem conversar com o médico para ver se compensa usar a vacina ou não. Se ela tem dúvida, na unidade de saúde que ela vai, ela pode conversar com o profissional, relatar e ser bem orientada", destaca.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa em 22 de abril e vai até o dia 9 de maio. As doses vão estar disponíveis nos 65 mil postos de imunização do país. A meta do Ministério da Saúde é vacinar mais de 49 milhões de pessoas.

Fonte : http://www.blog.saude.gov.br/index.php/programasecampanhas/33816-ministerio-da-saude-garante-que-vacina-contra-gripe-e-segura

#vacinagripesantoamaro 

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar