14 de março - Dia Mundial do Sono.

Sentindo-se menos alerta hoje? Buscando aquele copo extra de café para ficar acordado? Seus hábitos de saúde podem estar contribuindo para um sono insuficiente e de má qualidade, o que pode levar a outros problemas de saúde. 

Na próxima sexta-feira, 14 de março, será comemorado o Dia Mundial do Sono. Este evento anual é uma celebração do sono e um convite para discussão sobre assuntos importantes relacionados. 

A campanha, encabeçada pela Academia Brasileira de Neurologia, leva o tema: "Sono Restaurador, boa respiração, corpo saudável", uma mensagem que ressalta os fatores de risco para a síndrome da apneia obstrutiva do sono que podem ser prevenidos. 

Sono restaurador 

Um sono bom e restaurador deve ser contínuo e ininterrupto, profundo e com duração adequada. Se você consegue ter todas essas características, você deve sentir-se descansado e alerta durante todo o dia. 

Se estiver faltando um ou mais desses elementos, a sua concentração, produtividade, atenção e alerta irão sofrer. Você pode apresentar sonolência diurna, e esse sintoma pode ser perigoso e levar a acidentes automobilísticos, por exemplo. 

Boa respiração 

Pessoas com a síndrome da apneia obstrutiva do sono também não conseguem ter um sono de qualidade, uma vez que a via aérea não está suficientemente aberta. 

"Quando a respiração durante o sono é um esforço, a qualidade do sono é reduzida", diz Antonio Culebras, médico, professor de neurologia da SUNY, Upstate Medical University em Syracuse, Nova York e co-presidente do Comitê do Dia Mundial do Sono. 

Um dos fatores de risco mais importantes para a síndrome da apneia obstrutiva do sono é estar acima do peso. O acúmulo extra de gordura nas vias aéreas superiores pode reduzir a abertura da garganta, enquanto um abdômen grande pode interferir no funcionamento do diafragma. Estudos recentes têm mostrado que a perda de peso, por si só, pode reduzir a apneia do sono. 

Outro fator de risco para o distúrbio inclui o tabagismo, que pode piorar a obstrução nas vias aéreas superiores. Parar de fumar pode reduzir a apneia e prevenir as complicações da sonolência diurna. Em crianças, o aumento das amígdalas pode promover a disfunção e sua remoção pode ser o tratamento. 

Corpo saudável 

Tornar-se saudável não apenas leva a um sono melhor – o mesmo princípio funciona inversamente. Um sono melhor leva a uma saúde melhor. 

Estar alerta e descansado pode fazer você se sentir mais motivado para se exercitar regularmente e comer de forma saudável, enquanto a falta de sono pode deixar você se sentindo sonolento e cansado demais para se mover. Além disso, estudos têm demonstrado que a falta de sono por apenas alguns dias perturba os níveis hormonais e metabólicos, resultando em aumento do apetite e ingestão de calorias.

Fonte : http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--46-20140310&tit=boa+noite+de+sono+pode+prevenir+disturbios+e+aumentar+qualidade+de+vida

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar