Tontura x Mulheres
A tontura atinge cerca de 10% da população mundial se manifestando em graus e maneiras diferentes. Essa condição é mais comum em mulheres, sendo acometidas duas mulheres para cada homem.
Durante toda a vida a mulher passa por alterações hormonais importantes que indiretamente podem desencadear ou piorar sintomas de tontura. Durante o ciclo menstrual, gravidez e menopausa a mulher sofre oscilação importante nos níveis hormonais que interferem diretamente no funcionamento de vários órgãos. No labirinto essas flutuações levam a alteração na dinâmica de produção de fluídos na orelha interna, levando a um quadro semelhante à Doença de Meniére, uma condição complexa que normalmente se manifesta com zumbido, tontura e perda de audição.
Hábitos saudáveis e acompanhamento médico regular normalmente são suficientes para controlar esses sintomas. Porém há casos em que se deve fazer uma melhor avaliação a fim de se prevenir desse problema. A avaliação otorrinolaringológica é importante para detectar condições coadjuvantes ou por vezes realizar tratamentos a fim de se minimizar os sintomas.
Conte conosco !
#tontura #mulheres #labirintite #reabilitacaovestibularsantoamaro #otorrino #otoneurologico