Dicas para boa desintoxicação pós-férias

Depois das festividades, cardápios variados, descanso, viagens e período de férias, é normal voltar à rotina com aquela sensação de inchaço e de alguns quilinhos a mais. Entretanto, há certos alimentos que ajudam a desintoxicar o corpo após o verão. Para voltar a ter uma vida mais saudável, é importante que a pessoa repouse nos dias seguintes e procure ter uma alimentação mais balanceada, além de uma hidratação redobrada. O processo de desintoxicação envolve principalmente a retirada de alimentos industrializados do cardápio, congelados, refinados, ricos em sal, cafeína, açúcares e aqueles ricos em gorduras prejudiciais à saúde.
 
O ideal é eliminar do cardápio, por alguns dias, todos os compostos que comprovadamente prejudicam o organismo, causando inchaço, elevando as taxas de colesterol e triglicérides e propiciando o aumento de gordura corporal. A nutricionista Raquel Sanchez, da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (CAS/CGESP/SAA/SE/MS), dá dicas de como voltar à rotina com uma alimentação saudável.
 
Uma dieta rica em hortaliças e frutas pode garantir vários nutrientes importantes ao organismo
Frutas e verduras contêm substâncias antioxidantes e desintoxicantes. O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda que sejam consumidas pelo menos três porções de frutas e três porções de hortaliças ao longo do dia. Além disso, o consumo de água é indispensável, pois é fundamental para manter a hidratação e também para auxiliar na eliminação de substâncias tóxicas ou não utilizadas pelo organismo. Recomenda-se uma ingestão de no mínimo 6 a 8 copos de água por dia, sendo que essa quantidade pode variar de acordo com a atividade física e/ou temperatura do ambiente.
 
Reduzir o consumo de sal e alimentos industrializados ajuda a diminuir o inchaço
O inchaço pode ter muitas causas, mas muitas vezes pode estar relacionado à retenção de líquidos pelo organismo. Para isso, algumas dicas são importantes, como reduzir a ingestão de sal e de alimentos industrializados – por exemplo, linguiça, salsicha, presunto, salame, conservas, temperos prontos, entre outros. Além disso, é fundamental aumentar o consumo de água e praticar atividade física regularmente.
 
O inchaço pode também estar relacionado a um inadequado funcionamento intestinal
A mudança de cardápio e ingestão de alimentos gordurosos ou ricos em açúcar, por exemplo, podem causar a famosa prisão de ventre. Para melhorar o funcionamento intestinal é importante aumentar o consumo de fibras, frutas e água. Além disso, praticar atividade física regulamente ajuda no bom funcionamento intestinal.
 
Para o adequado funcionamento intestinal, três fatores são fundamentais
É importante a ingestão adequada de água, o consumo de fibras e a prática de atividade física. As fibras auxiliam na formação do bolo fecal e, juntamente com a adequada ingestão de água e a prática de atividade física, contribui para estimular a motilidade (movimento espontâneo) intestinal. Mamão, laranja, ameixa e folhas em geral são exemplos de alimentos fontes de fibras que devem fazer parte da dieta. Os cereais integrais, pão integral, pão de centeio, farelo de aveia, farelo de trigo, arroz integral, entre outros, também colaboram para um bom funcionamento do intestino.
 
A dieta ideal é aquela equilibrada em macronutrientes
O melhor caminho é seguir uma dieta balanceada. O ideal é ingerir proteínas, carboidratos, lipídios e micronutrientes, como as vitaminas e minerais. Para garantir esse equilíbrio, deve-se ter uma alimentação variada, incluindo diariamente hortaliças e frutas, cereais integrais, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, soja), carnes magras, peixes, óleos vegetais (óleo de canola, azeite de oliva) e oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes).
 
 
Confira o coquetel de “Laxante natural”
 
Ingredientes:
 
4 a 6 ameixas pretas secas
½ mamão papaia
1 copo de iogurte natural (desnatado)
1 colher de sopa de farelo de aveia ou linhaça
 
Modo de preparo:
 
Deixar as ameixas de molho da noite para o dia
Beber a água das ameixas em jejum
Bater os outros ingredientes com as ameixas no liquidificador
 
 
Fonte: Érica Santos: Comunicação Interna / Agência Saúde

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar