Horário de Verão | Um ajuste nos relógios e no sono

Começou o horário brasileiro de verão 2013. Fora os estados do Norte e Nordeste, os moradores das demais unidades da federação adiantaram os relógios em uma hora na madrugada do sábado (19) para o domingo (20).

“Adoro o horário de verão porque posso aproveitar o final da tarde, pegar o restinho do dia. Para mim é tranquilo acordar mais cedo, acabo me acostumando logo”, opina Simone Mazer, engenheira florestal. Ela ainda acredita que o novo horário estimula a prática de exercícios físicos. “Quando chego em casa de dia dá vontade de pegar a bicicleta ou correr. Se é a noite, dá um pouco de preguiça”, explica Simone.

Porém, o novo horário traz alguns transtornos para o sono de algumas pessoas. Giselle Anjos, que trabalha como secretária no centro de Brasília, tem que acordar ainda no escuro para poder chegar a tempo ao trabalho. “Hoje estou um pouco cansada. No horário normal eu acordo às 6h, agora é às 5h. Quando vou deitar está escuro, e quando acordo ainda está escuro”, reclama Giselle, que diz demorar alguns dias até se adaptar ao novo horário. “Também tem o problema de dormir tarde. Normalmente durmo umas dez, dez e pouco. Agora, só depois da meia-noite, fazendo a noite passar mais rápida”, lembra Giselle.

Essas mudanças que Giselle está passando acontecem porque a melatonina, hormônio produzido pelo corpo e inibido com a luminosidade, sofre alterações durante o horário de verão. A melatonina é a substância usada pelo corpo para induzir o sono e, com os relógios adiantados, ela demora um pouco mais para ser produzida. É o que explica Lucas Lemos, otorrinolaringologista especialista em distúrbios do sono que trabalha no Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ.

“O pico da Melatonina é às onze da noite, com a mudança de horário, a pessoa pode começar a ter sonolência só pela meia-noite. Mas essa mudança não serve para todo mundo, cada um tem um organismo diferente”, explica Lucas. Quem tem um pouco de dificuldade em adaptar-se deve procurar expor-se ao sol logo de manhã. “A adaptação é natural, mas para ajudar pode ser bom fazer atividade física ao ar livre pela manhã, exatamente para se expor ao sol e suprimir a secreção de melatonina”, sugere o médico.

Horário de Verão - O objetivo do horário de verão é economizar energia aproveitando a luz solar. Segundo oMinistério de Minas e Energia, a economia chega a R$ 400 milhões e, caso não tivesse o horário de verão, precisariam de R$ 4,6 bilhões em investimentos para garantir o suprimento extra de energia.

Fonte : http://www.blog.saude.gov.br/horario-de-verao-um-ajuste-nos-relogios-e-no-sono/

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