Cuidados com a gripe e o resfriado

Com a chegada do outono, é comum ocorrerem quedas bruscas de temperatura, e é quando surgem muitos casos de infecções das vias aéreas.

 
Em geral, as infecções são causadas por vírus e, normalmente, são autolimitadas. Mas quando há a instalação de alguma bactéria, o quadro clínico pode evoluir para sinusite, amigdalite ou laringite, entre outros.
 
É muito comum também haver certa confusão entre resfriado e gripe. O primeiro é uma infecção viral transmitida mais comumente pelo Rinovírus. Os sintomas são coriza, obstrução nasal, espirros, lacrimejamento e febre baixa. Normalmente, esses incômodos duram poucos dias, são brandos e facilmente confundidos com crises alérgicas.
 
Já a gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza. Ela se manifesta com febre alta, dores no corpo, obstrução nasal, espirros e coriza, podendo evoluir para infecções mais graves, como sinusite e pneumonia, pois o Influenza destrói as defesas naturais contra bactérias, favorecendo a infecção. A pneumonia é uma infecção grave, principalmente em idosos, pessoas imunossuprimidas ou portadoras de doenças respiratórias crônicas, pois pode levar a óbito.
 
Diante de quaisquer desses sintomas, consulte um médico. Somente um profissional poderá fazer o diagnóstico corretamente e indicar o tratamento mais adequado. Evite a automedicação, pois o uso equivocado de medicamentos pode mascarar os sintomas e dar margem a complicações.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar