Cuidados com a voz

 

A voz é um importante instrumento de comunicação, além de transmitir nossas emoções e personalidade. Por isso, devemos tomar alguns cuidados em nosso dia a dia para evitar problemas.

O uso abusivo de café, bebidas alcoólicas e cigarros são grandes vilões da laringe, órgão localizado no pescoço que abriga as cordas vocais e é um dos principais responsáveis pela produção da voz. O seu consumo causa ressecamento, inflamações e alterações no muco da região, o que aumenta o nosso esforço vocal, levando a lesões, que, no caso do tabagismo e alcoolismo, podem até evoluir para a formação de câncer. Outros hábitos, como pigarrear, gritar ou sussurrar, também são muito prejudiciais. Já os condimentos e o ar-condicionado podem provocar a alterações no funcionamento da voz e devem ser usados com moderação.

Por isso, para ajudar a preservar a sua voz, beba muita água, principalmente nos dias secos, e prefira alimentos mais leves e saudáveis. A maçã, por exemplo, é excelente pela sua ação adstringente. 

Caso use muito a voz - por hobby ou profissionalmente - conte com a nossa equipe de otorrinolaringologia e fonoaudiologia para prevenir e tratar lesões geradas pelo esforço ou abuso vocal. Lembre-se que as cordas vocais são músculos e, por isso, devem ser exercitadas, aquecidas e alongadas antes e depois de grandes esforços. 

A detecção precoce é sempre o melhor caminho para tratar as doenças!

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar