Falar queixas ao médico é essencial para diagnosticar doenças

 

A consulta é o momento que o paciente tem para relatar todas as queixas e conversar bem com o médico - dessa maneira, o especialista pode diagnosticar várias doenças.

Por exemplo, no caso da endometriose, doença caracterizada pela presença do endométrio fora do útero da mulher, o sintoma principal é uma dor intensa, mas de maneira geral, os sinais não são muito característicos e, por isso, as queixas e informações da paciente são muito importantes, como alertou o ginecologista José Bento no Bem Estar desta quinta-feira (28).

Geralmente, a mulher pode levar de 5 a 8 anos para ter um diagnóstico da endometriose e, em muitos casos, ela só descobre a doença quando percebe que está com dificuldade para engravidar.

Para evitar essa demora, é essencial que ela fique atenta às mudanças em seu corpo, como dores durante a menstruação e sangramento irregular, e leve todas essas queixas ao ginecologista.

Segundo o clínico geral Carlos Eduardo Pompilio, a melhor maneira de descobrir o que o paciente tem é ouvir tudo o que ele tem a dizer na consulta. A partir dessa conversa, o médico pode então pedir exames que permitirão diagnosticar não só a endometriose, mas diversas outras doenças.

O QUE DIZER AO MÉDICO PARA
TER UMA BOA CONSULTA
Quando dói?
Onde dói?
O que faz melhorar a dor?
O que faz piorar a dor?
Como é a sua dor?
De 1 a 10, que nota você dá para a sua dor?
O que você faz para diminuir a dor?
Que remédios você toma e qual a dosagem?

Por isso, é importante que a relação entre a paciente e o médico seja a mais transparente possível, Em caso de pessoas mais velhas que não conseguem relatar claramente os sintomas, é importante sempre levar um acompanhante que conheça todo o histórico de saúde e possa ajudar na conversa com o médico.

Além de descrever os sintomas, é muito importante também explicar a dor (se for o caso), explicar as mudanças do corpo, contar as queixas, levar exames antigos e também dosagens e nomes de remédio que eventualmente toma (veja no quadro dicas para uma boa consulta).

Em alguns casos, os médicos recomendam até mesmo levar as queixas anotadas em um caderno para que nada seja esquecido. Dado o diagnóstico e definido o tratamento, o paciente deve também esclarecer os nomes dos medicamentos e exames na frente do médico para não voltar para casa com dúvidas.

Fonte :http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/02/falar-queixas-ao-medico-e-essencial-para-diagnosticar-doencas-veja-dicas.html

 

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar