Fast-food relacionado à asma infantil e eczema
Comer em restaurantes de fast food três vezes por semana pode levar ao desenvolvimento da asma e eczema em crianças, dizem os pesquisadores que analisaram doenças globais e hábitos alimentares.
Dados coletados de mais de 500 mil crianças em mais de 50 países sugerem que a má alimentação pode ser responsável por um aumento nos níveis dessas condições, relacionadas à alergia.
Aqueles que comeram fast food, como hambúrgueres take-away, arriscam o desenvolvimento de uma grave asma, de eczema e coceira e olhos lacrimejantes.
Comer muita fruta parece ser preventivo, relata o jornal científico Thorax.
Fast food muitas vezes contém altos níveis de ácidos graxos saturados e gorduras trans, que são conhecidos por afetar a imunidade, enquanto a fruta é rica em antioxidantes e outros compostos benéficos, dizem os pesquisadores.
No estudo, as crianças que estavam no início da adolescência e que faziam suas refeições com três ou mais porções semanais de alimentos provenientes de fast food apresentaram um risco 39% maior de desenvolver asma grave.
Aquelas com seis e sete anos de idade apresentavam um risco 27% maior.
Comer três ou mais porções de fruta por semana reduz o risco de asma grave, eczema e rinoconjuntivite em 11% a 14%.
Os autores do estudo, Prof Innes Asher, da University of Auckland, na Nova Zelândia, e Hywel Prof Williams, da University of Nottingham, no Reino Unido, disseram: "Se as associações entre fast foods e a prevalência de sintomas de rinoconjuntivite, asma e eczema é causal, então os resultados têm grande importância para a saúde pública devido ao aumento do consumo de fast foods a nível mundial. "
Geralmente, as pessoas com asma não tem que seguir uma dieta especial.
Em alguns casos, certos alimentos, como o leite de vaca, ovos, peixes, mariscos, produtos de levedura, nozes e alguns corantes e conservantes, podem piorar os sintomas.
Malayka Rahman da Asthma UK, disse que a pesquisa sugere que a dieta de uma pessoa pode contribuir para o risco de desenvolver asma e que alimentação saudável pode ter um efeito benéfico.
"As evidências sugerem que as vitaminas e os antioxidantes encontrados em frutas e legumes frescos têm um efeito benéfico sobre a asma, portanto a Asthma UK aconselha as pessoas com asma a ingerir uma dieta saudável e equilibrada, incluindo cinco porções de frutas ou legumes todos os dias, peixes mais que duas vezes por semana, e os leguminosas mais do que uma vez por semana. "
Referências