Dia Mundial Do Diabetes - 14 de Novembro

       A cada hora, duas pessoas são internadas vítimas de complicações do diabetes

Somente em 2011, o estado de São Paulo registrou 23.117 internações pela doença, uma média de 64 por dia.

Balanço da Secretaria de Estado da Saúde aponta que, a cada hora, duas pessoas são internadas no estado de São Paulo vítimas de complicações do diabetes.

Somente em 2011 foram 23.117 internações, o que representa média de 64 por dia. Já este ano, entre janeiro e março, 5.288 diabéticos precisaram de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de São Paulo, o que equivale a 58 internações por dia.

A prevenção e o controle são fundamentais para evitar as complicações causadas pela doença. Embora idade, histórico familiar e estresse sejam fatores de risco para o desenvolvimento da doença, a obesidade, os maus hábitos alimentares, o sedentarismo e o tabagismo também são determinantes.

Segundo a nutricionista Lara Natacci, do programa "Meu Prato Saudável", iniciativa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e do Incor, apesar do diabetes tipo 2 (que não exige o uso diário de insulina) ser originalmente mais comum em indivíduos com idade avançada, hoje observa-se o distúrbio também em pessoas mais jovens.

"Isso se deve, em grande parte, ao aumento de peso e ao acúmulo de gordura corporal, agravado pelo sedentarismo", afirma.

De acordo com Lara, a alimentação tem peso significativo para o controle do diabetes e prevenção às complicações no sistema nervoso, no sistema cardiovascular, na visão, no funcionamento dos rins, nos pés e até na dentição.

Medidas simples, como realizar de cinco a seis refeições equilibradas por dia, garantem o funcionamento adequado do metabolismo, a boa digestão, a absorção correta de nutrientes, evitando oscilações da glicose sanguínea causadas pelo jejum prolongado.

O programa " Meu Prato Saudável" visa conscientizar e reorientar a alimentação de crianças, jovens, adultos, e idosos de todo o Brasil.

A ideia do projeto é mudar, sem muitas restrições, os hábitos alimentares da população, por meio de orientações de como se alimentar de forma saudável em todas as refeições do dia, e assim, manter um peso saudável ou até mesmo reduzi-lo, evitando, desta forma, doenças relacionadas à má alimentação, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Glicemia alta, diabetes, favorecem o Zumbido no ouvido.

A Clinica Regina Ortega, orienta ao aparecem este sintoma procure um otorrinolaringolista, para investir e tratar as causas , em muitos casos tem cura  ou podem se estabilizar, principalmente quando o diagnostico e feito precocemente.

Fonte : http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/32067/geral/a-cada-hora-duas-pessoas-sao-internadas-vitimas-de-complicacoes-do-diabetes

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

ou preencha o formulário abaixo:

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar