Dia Nacional da Vacinação

No Dia Nacional da Vacinação, comemorado anualmente em 17 de outubro, o deputado Doutor Hércules (PMDB) fez um discurso na sessão ordinária lembrando a importância, para a medicina mundial, do pesquisador e médico Albert Sabin, criador da vacina contra a poliomielite ou paralisia infantil.
 
A inovação do médico, de origem russa, aconteceu em 1961, quando o Serviço Público de Saúde dos Estados Unidos apoiou a elaboração de vacina com vírus "vivo". Seu produto, preparado com o vírus atenuado da pólio, poderia ser tomada oralmente e prevenia a contração da moléstia.
 
Doutor Hércules (PMDB) lembrou que inúmeras pessoas faleceram devido aos testes da vacina, mas, que graças aos estudos de Sabin, a pólio foi erradicada de quase todo o mundo, à exceção de países da África e Ásia.
 
O médico esteve várias vezes no Brasil, acompanhando pessoalmente o combate à poliomielite. Centenas de escolas, hospitais, clínicas e instituições brasileiras levam o seu nome. O cientista recebeu do governo brasileiro, em 1967, a Grã-Cruz do Mérito Nacional.
 
Vacinação
 
A primeira vacina foi criada em 1796, pelo inglês Edward Jenner, que injetou em um garoto de oito anos de idade um soro de varíola bovina, conseguindo imunizá-lo. A raiva de animais era facilmente transmitida para os humanos, mas, em 1885, Louis Pasteur criou a vacina contra essa doença. A partir daí surgiram vários outros tipos de vacina, mas uma das mais importantes invenções foi criada em 1961, por Albert Sabin, contra a paralisia, mais conhecida como gotinha.
 
As principais vacinas são a BCG, de prevenção à tuberculose; a Tríplice, contra difteria, tétano e coqueluche; a Tríplice Viral, que previne do sarampo, caxumba e rubéola; a vacina contra Hepatite B; a HIB, que protege contra a meningite; dentre outras.
 

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar