Problemas de ouvido, nariz e garganta no início da infância.

Problemas de ouvido, nariz e garganta no início da infância afetam diretamente o aprendizado escolar e o desenvolvimento global da criança.

Se a criança não respira bem, tem deficiência de oxigenação cerebral, principalmente à noite quando o deslocamento das amígdalas ao deitar pode agravar o problema obstrutivo. Além disso, a obstrução respiratória, em muitos casos, leva a uma inflamação no ouvido conhecida como otite média secretora, que se manifesta como audição abafada e dor discreta eventual. Na maioria das vezes, a criança não se queixa, mas essa perda auditiva persiste se não for tratada, limitando a entrada da informação e dificultando o desenvolvimento adequado das conexões do sistema nervoso central e sua exteriorização através da linguagem.

Assim, um problema reversível, se não tratado na época adequada e de maneira correta, transforma-se em irreversível ou de terapêutica bem mais complexa e com piores resultados. Alguns distúrbios de aprendizagem percebidos no ensino fundamental, ou mais tardiamente, podem ser decorrentes de um déficit de percepção sensorial iniciado nos primórdios da infância, e presente de maneira silenciosa ao longo de meses ou anos.

Outras afecções otorrinolaringológicas que podem repercutir no aprendizado escolar são as alterações labirínticas, que se refletem em desenhos com a utilização apenas dos cantos da folha de papel, predominantemente da borda inferior; e os distúrbios de coordenação na articulação das palavras, muitas vezes ligados a problemas auditivos.

Toda criança, mesmo aparentemente normal e sem sintomas, deve ser avaliada pelo otorrinolaringologista ao menos uma vez por ano.

A Clínica Regina Ortega atua há vários anos no tratamento de alergias, com destaque para as respiratórias como rinite alérgica, asma (ou bronquite alérgica,ou bronquite asmática), através de imunoterapia com vacinas alergênicas, combatendo a causa e não apenas os sintomas alérgicos.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar