Ouvir música em alto volume provoca danos no cérebro

Ouvir música, regularmente, em volume muito alto pode danificar o cérebro, advertem cientistas do Instituto de Biomagnetismo e Análise de Sinal Biológico da Universidade de Munster, na Alemanha.

Neste estudo, liderado pelo psicólogo Henning Teismann, foi medida a actividade neuronal no córtex auditivo de um total de 13 pessoas, com idades entre 20 e 30, que pertenciam a um grupo que durante anos tinha ouvido música em volume muito elevado.

Os investigadores observaram que estes adultos tinham o sistema nervoso afectado nessa região cerebral, já que tinham dificuldades para filtrar certos sons, quando tinham um ruído de fundo ou estavam distraídos. "Esse deficit pode ser equilibrado se a pessoa se concentra muito para ouvir", explicou o investigador. No entanto, esta compensação da falta de capacidade auditiva através da concentração não vai funcionar de forma indeterminada.

Segundo explicou Teismann, em comunicado enviado à imprensa, estes são os primeiros sinais das limitações que podem sofrer no futuro. "Foram detectados no cérebro", facto que também mostra que "podem haver danos a médio e a longo prazo se as pessoas não mudarem de hábitos."

Estes dados juntam-se a outros estudos que têm sido realizados para verificar os efeitos sobre a saúde de se ouvir música em alto volume. Uma investigação da Universidade de Freiburg de 2009 descobriu que a música ouvida através de auriculares a partir dos 85 decibéis pode causar graves danos no sistema auditivo.

Clínica Regina Ortega é composta por excelentes médicos, fonoaudiólogos e enfermeiros. Somos especializados em Otorrinolaringologia, Alergia Respiratória, Pediatria, Fonoaudiologia, Estética Facial, Vacinas, Aparelhos Auditivos, além da diagnose especializada em Otorrinolaringologia, e muitos exames.

 

Fonte : ALERT Life Sciences Computing, S.A.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar