Hoje é Dia Nacional da Saúde!

Cuidar da saúde é muito importante em todas as faixas etárias, mas nem sempre todos os cuidados necessários são levados a sério.

E quando falamos em cuidados com a saúde, nem sempre trata-se apenas de frequentar com periodicidade o consultório médico. São mudanças de hábito e pensamento que podem colaborar para uma vida mais saudável e sem complicações.

Por isso, neste Dia Nacional da Saúde listamos os principais cuidados que homens e mulheres devem ter com o corpo e a mente:

Coma bem: a alimentação saudável é fundamental para a saúde humana, não apenas pela aparência, mas porque evita uma série de doenças, como colesterol, triglicérides e alto teor de açúcar no sangue. Ainda aumenta a disposição e melhora o humor. Dê preferência para alimentos com rico teor de vitaminas, como frutas, legumes, verduras e carnes magras como peixe ou frango. Fuja das gorduras e fast-food;

Mantenha o peso: Assim como a alimentação saudável, o controle do peso também é importante. Não precisa encanar, mas é interessante não emagrecer demais ou estar acima do peso. O metabolismo funciona de acordo com a faixa etária e outros fatores pessoais, por isso, combinar uma alimentação rica em nutrientes e fracionada com um exercício físico regular pode ajudar a manter o peso na média. Além disso, o exercício físico ajuda muito na respiração. O ideal é praticar de 3 a 4 vezes por semana;

Tenha boas noites de sono: A falta de boas noites de sono aumentam a produção de hormônios do estresse e causa um mau humor absurdo. Cada pessoa tem suas próprias necessidades, mas o recomendado por médicos são oito horas de sono por dia. E não adianta tentar compensar no dia seguinte. Sono perdido, é sono perdido. E afeta inclusive a memória;

Evite vícios: Para quem já sofre com alguns vícios é mais difícil de cumprir esta dica, mas quem ainda não tem nenhum é bom ficar atento para não adquirir. O álcool em excesso pode trazer uma série de calorias além de afetar o fígado e prejudicar diabéticos, hipertensos e quem tem uma taxa alta de triglicérides. Já o cigarro pode causar câncer de pulmão, faringe, garganta língua e enfizema pulmonar. Para quem já fuma é sempre bom ter em mente que nunca é tarde para recuperar o tempo perdido, pois ao longo dos anos sem cigarro os riscos vão diminuindo e os órgãos se recuperando;

Reponha o colágeno: Além dos benefícios estéticos, como diminuição do aparecimento de rugas e maior firmeza da pele. O colágeno evita a fragilidade articular e óssea. Para repor, o ideal é alimentar-se de alimentos ricos em colágeno como carne vermelha e gelatinas. Já para evitar rugas, o ideal é usar cosméticos com a substância, sempre levando em consideração o seu tipo de pele.

Fonte : http://www.mahogany.com.br/blog/dicas-rapidas-para-cuidar-da-saude/

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