Uma das infecções mais comuns no tempo seco é a irritação na garganta.

 

Uma das infecções mais comuns no tempo seco é a irritação na garganta. A doença é geralmente causada por vírus em momentos que a amídala está ressecada. O frio e os alimentos gelados, como sorvetes, não estão relacionados à inflamação. O coordenador de pneumologia do Hospital Conceição, vinculado ao Ministério da Saúde, Maurício Leite, explica que, em alguns casos, o problema pode levar à morte.Isso acontece porque, em alguns casos, a inflamação pode obstruir o canal respiratório, principalmente em crianças pequenas. “O ressecamento expõe o tecido que protege a mucosa a diversos agressores. Os vírus são os primeiros a entrar e na persistência, podem favorecer a chegada de uma bactéria que pode agravar a infecção”, explica.

Engana-se quem pensa que o principal fator que leva à infecção é o frio. “O principal fator é o inverno, não pelo frio em si, mas pelo ar ressecado”, ensina Leite. Antigos mitos, como evitar sorvetes e andar com os pés-descalços também não influenciam.

Como a inflamação está relacionada ao ambiente seco, para evitar a enfermidade, é preciso umedecer o ambiente. A dica é colocar sempre uma bacia de água ou uma toalha molhada próximo à cama antes de dormir e até pequenos panos úmidos na baia de trabalho. O umidificador de ar também cumpre essa função.

O ar-condicionado é o grande inimigo para os que querem evitar a infecção. “Um dos motivos que ele faz o ar resfriar é por ressecá-lo. Por isso o ar-condicionado é um vilão. O que acontece é que as pessoas confundem isso com o frio”, conclui o pneumologista.

Fonte : http://www.blog.saude.gov.br/tempo-seco-e-o-principal-fator-que-leva-a-infeccao-de-garganta-saiba-como-evitar/

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar