Cuidados simples evitam transmissão das doenças do inverno

 

 

Com a Chegada  do inverno, aparecem algumas doenças características da estação, como gripe, viroses e doenças crônicas.
Para evitar o contágio é preciso ficar atento.

O otorrino do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), vinculado aoMinistério da Saúde, Iuberi Zwetsch, esclarece que por causa da baixa temperatura este período facilita a disseminação dos vírus. “Nesta época é importante se agasalhar bastante e se prevenir contra a chuva. Evite também ambientes muito fechados e com muitas pessoas. Eles facilitam a propagação de doenças”.

O médico também explica que a principal dúvida entre as pessoas, na época do frio, é identificar quando se está com resfriado ou gripe. “O resfriado é mais simples. A pessoa tem espirros, coriza e geralmente dura três dias. A pessoa melhora quase sempre usando pouco ou nenhum medicamento. Já a gripe é aquele quadro em que você fica com dor pelo corpo e na cabeça, secreção no nariz e tosse. Neste caso é necessário consultar um médico”, esclarece Zwetsch. Vale relembrar que o Ministério da Saúde oferece gratuitamente o medicamento oseltamivir, também conhecido como tamiflu, para as pessoas diagnosticadas com o vírus gripe A/H1N1.

Além da gripe, existem dezenas de outros vírus mais leves que causam desde a inflamação no nariz até sintomas na laringe, garganta, traqueia e brônquios. Todos esses vírus trazem doenças infecciosas comuns no inverno. Em idosos e crianças, os cuidados devem ser redobrados porque são os grupos mais suscetíveis a uma inflamação aguda.

O diretor de vigilância de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, enfatiza que hábitos de higiene são fundamentais para evitar o contágio neste período. “É necessária a proteção da boca e do nariz quando se espirra ou tosse, de preferência usando lenço ou o braço. Evite proteger o rosto com as mãos e as mantenha higienizadas”.

Doenças crônicas - O cuidado deve ser redobrado para quem tem doença crônica, como asma, bronquite e diabetes. Isso porque os vírus comuns em épocas de frio podem agravar as enfermidades. A recomendação também é procurar um médico logo que os primeiros sintomas aparecerem.

A Clínica Regina Ortega atua há vários anos no tratamento de alergias, com destaque para as respiratórias como rinite alérgica, asma (ou bronquite alérgica,ou bronquite asmática), através de imunoterapia com vacinas alergênicas, combatendo a causa e não apenas os sintomas alérgicos.

Fonte : www.blogdasaude.org.br

 

Ilana Paiva / Blog da Saúde

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique informado!

Desenvolvido por Fábrica de Tempo

Marcação de consulta Online

Rui Carlos Ortega Filho - Doctoralia.com.br
ou preencha o formulário abaixo:

PRÉ-AGENDAMENTO

  • Etapa 1
  • Etapa 2
cancelar CONTINUAR

Informações de exames: (escolha primeiro se é particular ou convênio)

cancelar